Sesc realiza primeira etapa do Dramaturgias 2017

23/05/2017 às 13:57 por Lideney Ferreira

O Sesc promove de 22 a 26 de maio, a oficina “Dramaturgia Corporal”, módulo “Circo”, ministrada pelo ator e artista circense paulista Ricardo Rodrigues. Entre os objetivos, a oficina visa à familiarização dos participantes com uma linguagem teatral não verbal e a pesquisa da miscigenação das técnicas de dança, do teatro e do circo, para criar uma linguagem visual permeada de humor e poesia. As aulas acontecem de 18 as 22 horas, na Casa do Maranhão.

A oficina é indicada para atores, bailarinos e circenses e apoia a pesquisa dramatúrgica; provoca a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo; propicia o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores, formadores de opinião e público interessado.

Com carga horária de 16 horas dividida em quatro dias de encontros, essa etapa trará experimentos diferentes e específicos para os participantes com os seguintes temáticas: trabalho em dupla com dinâmica de dois corpos; o corpo em suspensão; ações e gestos: coreografia do real e o objeto como ferramenta de criação.

Ao longo dessas fases, haverá uma constante alternação entre momentos de prática e de observação. Ao longo da oficina, os participantes serão convidados a trazer elementos pessoais como objetos e ideias, para pesquisa de cenas curtas.

RICARDO RODRIGUES

Ator e Circense. Graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas em 1996 e Especialista em Técnicas Aéreas Circenses desde 1999. Fundador da Cia Solas de Vento, em parceria com Bruno Rudolf, que experimenta a linguagem circense aliada ao teatro e à dança.

Trabalhou com os diretores Antonio Januzelli Jano, Carla Candiotto, Cristiane Paoli Quito, Debora Dubois, Eric Nowinski, Adriana Grechi, Kris Niklison, Antonio Abujamra, Francisco Medeiros, Hugo Possolo, Jairo Matos, Mark Bromilow, Naum Alves de Souza, Rodrigo Matheus e Sandro Borelli.

Realizou parcerias com Circo Mínimo, Linhas Aéreas, Circo Zanni, Núcleo Artérias, Circo Fractais, Circo Vox, Acrobático Fratelli, Circo Nosotros, Central do Circo. Foi artista selecionado pelo Cirque Du Soleil nas categorias ”Acrobata Aéreo” e “Ator Físico”. Atualmente circula com o repertório da Cia Solas de Vento pelo país e exterior.