Sesc renova convênio para oferta de serviços odontológicos gratuitos em Imperatriz

01/06/2017 às 20:12 por Amanda Machado

A abertura oficial dos atendimentos da unidade móvel OdontoSesc foi realizada nesta terça-feira (30) após solenidade  de renovação de convênio. Instalado no pátio do Palácio do Comércio e Indústria (PCI), localizado na rua Hermes da Fonseca, Centro, o OdontoSesc tem o objetivo de ofertar, durante o tempo que permanecer em Imperatriz, ações educativo-preventivas, procedimentos clínicos, entre os quais limpeza, raspagens e polimentos; aplicações tópicas de flúor, raios-x, extrações e pequenas cirurgias. Dentre as autoridades presentes na cerimônia o prefeito Francisco de Assis, o Vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio), Vilson Estácio Maia e a Diretora Regional do Sesc, Remédios Pereira.

Os atendimentos na unidade móvel do OdontoSesc em Imperatriz foram iniciados logo após a renovação do convênio e a expectativa é atender 50 pessoas diariamente, totalizando 250 pessoas semanalmente. “Estaremos firmes no cumprimento dos nossos propósitos”, afirmou a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Maria dos Remédios Serra Pereira.
O prefeito Francisco de Assis Ramos destacou o momento como importante, lembrando tratar-se de uma iniciativa que busca conscientizar a comunidade local sobre a importância da prevenção. “Minha missão também é oferecer condições para que a comunidade viva cada vez melhor”, ressaltou.

Do ato do Termo de Assinatura do convênio para funcionamento do OdontoSesc no Palácio do Comércio e Indústria participaram o prefeito Francisco de Assis Andrade Ramos, o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Eduardo Soares Sousa; o Presidente do Sindicato dos Atacadistas (Sindicoma), Heraldo Moura; os empresários Ademar Mariano, Diretor da Associação Comercial e Industrial (ACII); Vilson Estácio Maia, Vice-Presidente da Federação do Comércio do Estado do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz (Sindicom).

A unidade móvel OdontoSesc funciona em Imperatriz por meio de parceria firmada entre  o Sesc no Maranhão, a Associação Comercial e Industrial (ACII), Prefeitura Municipal e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindicom). As primeiras atividades desenvolvidas na cidade aconteceram em 2011 e 2012. Já em 2013 e 2014, o OdontoSesc deslocou-se para Açailândia. Os serviços voltaram a funcionar no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz em 2015 e 2016, atendendo, nesta nova etapa, 1.850 pessoas. Na época, contou também com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O OdontoSesc funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz, tendo como responsáveis técnicas Lindalva Miranda, Fabiane Tadeu e Thaís Claudino. Informações adicionais sobre os serviços da unidade móvel na cidade pelo telefone (99) 3523-1060.

Desde 1994 a Assistência Odontológica do Sesc é integrada ao Programa de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, do Governo Federal. No Programa, a saúde bucal é compreendida como parte integrante da saúde geral do indivíduo. Dessa forma, dentistas e especialistas da área visam contribuir com a qualidade de vida do paciente, sobretudo por intermédio de ações preventivas.

Texto: Raimundo Primeiro