Itapecuru-Mirim vence mais uma edição do Dia do Desafio

02/06/2017 às 21:07 por Leonardo Trindade Azevedo

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, no mundo, um em cada três adultos não pratica atividade física suficiente. A falta de atividade física é um fator de risco chave para doenças crônicas não-transmissíveis  como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. Visando transformar essa realidade há 13 anos no Maranhão o Sesc realiza o Dia do Desafio, a maior campanha do mundo para o incentivo à prática regular de atividade física e esporte. Com uma população de 67.104 habitantes, o Dia do Desafio mobilizou 51.30% dos itapecuruenses, sagrando-se campeã pela 12ª vez.

O Dia do Desafio aconteceu na última quarta-feira, 31 de maio, na cidade de Itapecuru-Mirim em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação teve início com um desfile que contou com a participação dos alunos do Projeto Sesc Ler e Habilidades de Estudo, escolas públicas e particulares, Bombeiros Mirins, Brigada Militar, Clube de Desbravadores, além da Banda Marcial Leônidas Pereira de Caldas, da cidade de Urbano Santos.

Em seguida, a programação se concentrou na Praça Gomes de Sousa, com um espaço especial para a criançada com a Estação Kids, aulão de zumba, aulão de capoeira. A tarde, alunos do Projeto Habilidades de Estudo, com idade entre 6 e 10 anos, participaram de um aulão de zumba e mostraram que o que importa é se movimentar.

Alunos da rede pública e privada também contaram com uma programação especial nas escolas com alongamento, torneios esportivos e aulão de zumba. Todos se mobilizaram para fazer do Dia do Desafio um momento de incentivo à prática de atividade física. É o caso de Juliana Mendes, 12 anos, aluna do 7º ano do Colégio Anjo da Guarda – “O Dia do Desafio está muito legal, estou gostando de todas as atividades, principalmente de dançar”. A mesma opinião tem a amiga Nicole Moura, de 12 anos, aluno do 7º ano da mesma escola. –“Eu moro em Entroncamento e estou participando pela 1ª vez do Dia do Desafio e achando ótimo. Gostaria que houvesse mais dias de programação para fazermos atividades físicas”, ressaltou.

Na escola Jesus Maria José alunos de 2 a 10 anos tiveram um recreio diferente com dança e muitos ritmos. Para a professora do 2º ano Steff Graff é sempre uma satisfação participar do Dia do Desafio, uma iniciativa que vai ao encontro das propostas da escola – “Esse dia proporciona alegria e movimento, os alunos têm a oportunidade de sair mais de sala de aula e mexer o corpo, incentivando cada vez mais a prática de atividade física”.

Os ciclistas itapecuruenses também participaram das ações do Dia do Desafio com um passeio ciclístico saindo do Sesc Itapecuru, passando pelas principais ruas da cidade e finalizando na Praça Gomes de Sousa, onde aconteceu a solenidade de entrega dos certificados de mérito comunitário a todos os parceiros que estiveram envolvidos na ação. Na oportunidade a Gerente do Sesc Itapecuru, Cristiane Rosa, agradeceu a parceria da Prefeitura, Secretarias municipais, Polícia Militar, Clube de Desbravadores, Corpo de Bombeiros, Banda Marcial de Urbano Santos, Direção Regional do Sesc e todos que fizeram o sucesso do dia.

Os ciclistas participaram ainda de um sorteio de kits escolares e bicicletas. Um dos grandes ganhadores foi seu Antônio da Silva Cruz, de 64 anos, aposentado e aluno do Sesc Ler – Educação de Jovens e Adultos há 4 anos. Antônio, que participou das atividades do Dia do Desafio ao longo de toda a quarta-feira, comemorou a nova bicicleta e mais ainda as atividades proporcionadas. – “Todos os anos participo do Dia do Desafio. Este é um dia muito importante, serve como fisioterapia, me sinto muito bem. Pra mim que fiz uma cirurgia no coração é um incentivo a mais para a prática de atividade física que tanto preciso”, afirmou.

Ao final desse dia repleto de atividades e movimento uma animada apresentação musical na Praça Gomes de Sousa para relaxar e celebrar o êxito dessa importante iniciativa.

O Dia D

Em 2017 Itapecuru concorreu com a Cidade de Apaseo El Alto, do México. Ao longo de todo o Dia D escolas, lojas comerciais, igrejas, instituições públicas e privadas se uniram ao Sesc para a realização de atividades físicas. A ideia da campanha é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.

Coordenado no Brasil e nas Américas pelo Sesc e promovido mundialmente pela TAFISA – The Association for International Sport for All – o Dia do Desafio foi criado no Canadá nos anos 80 e propõe uma competição amigável entre pessoas, organizações e cidades.

Texto: Viviane Franco