Sesc recebe a exposição “Do pincel ao pixel” do artista paulistano Rob Silva

02/06/2017 às 20:17 por Leonardo Trindade Azevedo

De 14 a 30 de junho a Sala Sesc de Exposições, localizada na Unidade Sesc Administração, recebe a exposição “Do pincel ao pixel”, do artista paulistano Rob Silva. A mostra é composta por um conjunto de 13 trabalhos, sendo oito pinturas em óleo sobre tela e cinco inkjet (jato de tinta) com dispersão de pigmento mineral. O público pode acompanhar o trabalho do artista de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Na mostra o público contemplará uma arte insólita que instiga a imaginação e provoca a reflexão através das novas transformações tecnológicas. Das treze obras na mostra, cinco foram produzidas pelas ferramentas computacionais, possibilidades da feitura pictórica pelos meios digitais no uso dos dispositivos e aplicativos de imagens e gráficos, materializando a pintura digital como memória da pintura tradicional –analógica.

Trabalhando atualmente como design gráfico e fotógrafo, a exposição é fruto da pesquisa do artista sobre a pintura digital. Os estudos o levaram a uma arte que tem por objetivo diluir o caráter efêmero, produzindo uma feição digital permanente da pintura como objeto impresso, não a estigmatizando como simples reprodução de um original semelhante ao impresso em suporte de tecido específico – o conhecido Giclée ou Fine Art. A materialidade digital impressa nas obras de Rob Silva se dá através da leitura de metadados, na captura de nuances, do gesto das pinceladas do corpo da pintura analógica para criação da matriz digital.

Na era em que impressão digital é um recurso muito utilizado e assimilado na fotografia e também como meio frequente de reprodutibilidade, a exposição “Do Pincel ao Pixel” reposiciona essa leitura mostrando como é possível imprimir originalidade na feitura da pintura digital como objeto impresso no uso desses meios tecnológicos presentes no cotidiano, que agregam valores de identidade e permanência poética na pintura dentro do contexto digital contemporâneo.

O artista

Rob Silva iniciou sua trajetória artística em 1972. Trabalhou como ator, diretor musical, sonoplasta e na construção de cenários. De 1979 a 1982 cursou gravura, fotografia e artes plásticas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Nos anos 80 iniciou na pintura, abrindo em 1985 o Ateliê Cayre Silva com serviços de publicidade e impressão de serigrafias artísticas para editoras de gravuras e também para artistas.