Sesc realiza cursos gratuitos nas áreas de decoração e moda em julho

07/06/2017 às 17:14 por Leonardo Trindade Azevedo

O Serviço Social do Comércio (Sesc) ​realiza inscrições para os cursos de “Turbante,  Amarrações e Faixas”, “Enfeites de Porta” e “Agenda Personalizada Artesanal”​ no mês de junho​. As inscrições são no período de 21 a 28 de junho, na Sala de Técnicos do Sesc Deodoro, das 07h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Os cursos​, que acontecem em julho,​ são gratuitos e destinados aos comerciários e comunidade em geral.

A beleza da cultura afro-brasileira é o universo explorado no curso “Turbante,  Amarrações e Faixas”.  Nele os participantes vão conhecer melhor a origem e o significado do turbante, bem como os tecidos, materiais e tipos de amarrações, além de técnicas de utilização como acessórios de moda. O curso visa incitar o desenvolvimento de habilidades que contribuam para a socialização, valorização e autoestima através das histórias e símbolos do adorno característico da cultura africana, fortalecendo o emponderamento social da mulher na sociedade marcada pelos estereótipos. As aulas acontecem nos dias 06 e 07 de junho, no Auditório Sesc Deodoro, às 13h30 às 17h30.

Humanizar ambientes com decorações ousadas e estratégicas que valorizem os espaços é a proposta do curso “Enfeites de Porta”. Além de aprimorar o conhecimento de técnicas básicas na utilização de materiais, modelagem de corte de peças, costura e colagem dos adereços, os participantes vão aperfeiçoar também os métodos de finalização e acabamento. A produção artesanal é uma oportunidade de incrementar a renda individual ou familiar em tempos de crise e também um caminho de reinserção no mercado de trabalho. As aulas serão ministradas no período de 10 a 14 de julho, no Centro Espírita Lar de Maria – Itaqui Bacanga, das 13h30 às 17h30.

Também como opção de fonte de renda, mas defendendo a bandeira da sustentabilidade, o curso Agenda Personalizada Artesanal promete aos comerciários e à comunidade em geral o aprendizado da técnica de confecção de agenda com papel reciclado. Nas aulas serão desenvolvidas as teorias empregadas no processo de produção, customização da agenda e acabamento final. O curso será ministrado de 17 a 21 de julho, na Associação dos Moradores do Alto da Vitória – Anjo da guarda, das 13h30 às 17h30.

Os cursos de Valorização Social são uma iniciativa sistemática do Sesc no Maranhão que visa promover a capacitação do comerciário e a comunidade em geral através de ações educativas, sem restrição de idade, oferecendo para os beneficiados uma alternativa para a captação de renda e aperfeiçoamento de habilidades e competências de nível básico que contribuam para a socialização e aprendizado.