Sesc Caxias realiza mais uma edição do Balaio dos Sotaques

14/06/2017 às 13:25 por Lideney Ferreira

 

O Sesc se prepara para mais um ano de brincadeiras e convida todos os caxienses para três dias de muita animação no Balaio de Sotaques. Durante os dias 15 e 17 de junho, das 19h às 22h30, o 2º Batalhão de Polícia Militar será palco de muita alegria, diversão, comidas típicas e gente bonita. A entrada é gratuita.

No primeiro dia, o Boi Mimoso formado por alunos da Educação Infantil do Sesc, abre a programação que segue com apresentação da Dança do Carimbó, do grupo de Mães do Campo de Belém, Quadrinha Junina Zé da Roça, Bumba-meu-boi Encanto de Caxias e fechando com Cacuriá Assa Cana.

Na sexta-feira, 16, a Quadrilha Felizidade, composta por integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) abre a noite de festança. No tom da alegria, o Reizado Encanto da Terra, Bumba-meu-boi Mimos de São Jorge (sotaque de orquestra), Quadrilha Junina Sai de Baixo e Bumba-meu-boi Brilho da Juventude (sotaque de orquestra), prometem animar o público da segunda noite do Balaio de Sotaques.

E a programação de encerramento é o retrato da diversidade cultural do período junino no Maranhão. Com uma quantidade maior de apresentações, os grupos folclóricos Quadrilha Caboclinhos do Sertão (Educação Infantil do Sesc), Quadrilha Caipira Anjos da Noite, Quadrilha Junina flor de Madacaru, Baile de Caixa com a Companhia Folclórica e Cultural Raízes da Ilha, Quadrilha Junina Beija-Flor dos Cocais e bumba-meu-boi da Lua (sotaques de orquestra) finalizam a agenda do Balaio de Sotaques com muitas cores, ritmos e cultura popular.

Mais do que entretenimento, o Projeto Balaio de Sotaques tem como proposta educativa a valorização da identidade maranhense por meio da celebração da cultura e da difusão das manifestações como forma de transmissão de saberes oriundos desse universo em que a memória, a ritualidade, a oralidade e a ancestralidade estão presentes.

 

PROGRAMAÇÃO SESC CAXIAS

MORRO DO ALECRIM

2ª BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

 

15.06 (quinta-feira)

19h30 – Boi Mimoso (Educação Infantil – Sesc)

20h – Dança do Carimbó /

Grupo de Mães do Campo de Belém

20h30 – Quadrilha Junina Zé da Roça

21h – Bumba-meu-boi Encanto de Caxias (O)

22h – Cacuriá Assa Cana

 

16.06 (sexta-feira)

19h30 – Quadrilha da Felizidade (TSI – Sesc)

20h – Reizado Encanto da Terra

20h30 – Bumba-meu-boi Mimo de São Jorge (O)

21h30 – Quadrilha Junina Sai de Baixo

22h – Bumba-meu-boi Brilho da Juventude (O)

 

17.06 (sábado)

19h30 – Quadrilha Caboclinhos do Sertão

(Educação Infantil – Sesc)

20h – Quadrilha Caipira Anjos da Noite

20h30 – Quadrilha Junina Flor de Mandacaru

21h – Baile de Caixa / Companhia Folclórica e

Cultural Raízes da Ilha

22h – Quadrilha Junina Beija-flor dos Cocais

22h30 – Bumba-meu-boi da Lua (O)