Alunos do SOS Vestibular mergulham na história e biodiversidade do Sítio Piranhenga

03/07/2017 às 20:10 por Amanda Machado

Para aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula, o Sesc promoveu o encontro de noventa alunos do curso preparatório SOS Vestibular com a história, beleza arquitetônica e o ecossistema que compõem o Sítio Piranhenga no mês de junho. Em 2017, os estudantes do Curso do Sesc também tiveram a oportunidade de visitar o Museu Histórico e Artístico e o de Artes Sacras.

Visando aproximar os alunos do conteúdo ministrado em sala de aula através de um processo metodológico que enfatiza a interdisciplinaridade como processo de ensino-aprendizagem, noventa alunos do SOS Vestibular mergulharam na história e biodiversidade que compõem o Sítio Piranhenga.

Acompanhados dos professores de artes e biologia, Vanda Gomes e Carlos Amaral, respectivamente, os estudantes que se analisaram os elementos arquitetônicos e artísticos que compõem as residências do século XIX e XX, assim como o bioma do manguezal, suas características e fatores de poluição.

A história também esteve presente durante todo o passeio. Construído há mais de 200 anos às margens do Rio Bacanga, o Sítio Piranhenga foi erguido inteiramente por escravos, sendo seu primeiro proprietário o escravocrata José Clarindo de Souza.

 

O Sítio abriga ainda a sede do Centro Profissionalizante do Maranhão (CEPROMAR), uma organização não governamental, que além de administrar e preservar esse patrimônio natural e histórico, promove também cursos profissionalizantes para os moradores da região.

Para Luana Santos, aluna do SOS Vestibular, a experiência foi enriquecedora e instigante. “Manter contato direto com o nosso objeto de estudo é um incentivo a mais na nossa luta diária pelo aprendizado e tem nos impulsionado na busca pelo sonho da aprovação no ensino superior. Sou muito grata ao Sesc por me proporcionar momentos como esse”, afirmou.

Há mais de duas décadas o SOS Vestibular tem contribuído na construção do saber através de método de aprendizagem didático e um corpo docente qualificado. Atualmente, o Sesc atende um total de 285 pessoas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Todas as vagas são gratuitas.

 

Fotos: Joaquim Neto