Segunda temporada do espetáculo “Atenas: mutucas, boi e body” começa hoje

14/07/2017 às 13:55 por Amanda Machado

Com um enredo denso que explora as emoções e envolve o público durante 100 minutos de apresentação, o espetáculo Atenas: mutucas, boi e body é uma realização dos grupos maranhenses Petite Mort Teatro e Santa Ignorância Cia. de Artes que conta o apoio do Sesc. Com apresentações gratuitas, a segunda temporada acontece de 15 a 19 de agosto na sede da Pequena Companhia de Teatro, localizada à rua do Giz, 295, Praia Grande. Em todas as sessões haverá um bate papo entre os artistas e o público participante interessado. Com classificação 16 anos, os espetáculos terão início às 19 horas e os 50 ingressos disponíveis poderão ser retirados com uma hora de antecedência no local.

De autoria de Lauande Aires e Igor Nascimento, a peça de gênero tragédia trata das relações cotidianas da fictícia Vila de Atenas. No centro da trama está Rosário, responsável pelo bordado do principal festejo da comunidade. Mas, revoltada com as atitudes desta para com ela e seu filho, resolve desobrigar-se de uma promessa e impor um castigo à Vila.

A encenação híbrida cruza referências realistas, simbólicas e construtivistas e coloca o espectador em variados espaços, numa estética que busca novos olhares sobre as cidades e as sucatas materiais e humanas que estas produzem.

A produção apoia-se na triangulação tragédia, bumba-meu-boi e Atenas brasileira (epíteto da cidade de São Luís) e visa, através de uma peça de teatro (lugar de onde a cidade se vê), apresentar uma discussão cênico-musical entre as relações cívico-mítico-religiosas das cidades com seus cidadãos utilizando-se dos heróis anônimos do folguedo popular como porta-vozes dos conflitos contemporâneos, a exemplo dos “rituais de justiçamento” que ocorrem no país.

Oficina: o ator brincante nos passos do boi

Entre as ações do projeto estão ainda a oficina com duração de 20hs na qual serão apresentados os principais “passos” que assentaram o processo de criação de personagens e cenas. Serão ofertadas 20 vagas destinadas a atores, bailarinos e demais interessados em artes do corpo e dança popular. Os interessados deverão enviar carta de interesse para lauandeaires@yahoo.com.br