O Sesc está com “ELAS” nos dias 21 e 22 de julho

19/07/2017 às 14:02 por Amanda Machado

Exaltando a força da mulher e o seu empoderamento, a edição “ELAS”, do projeto Essa é Minha Cultura, acontece a partir desta quinta-feira (20), no Convento das Mercês.  Disponibilizando uma programação que exalta o poder feminino sob vários aspectos ao longo de três dias, o Sesc no Maranhão integra o evento e proporciona às homenageadas quick massage, limpeza de pele, maquiagem e oficinas de turbante e penteados das 14 às 17 horas e aos seus filhos um espaço lúdico com atividades de leitura e divertidas brincadeiras nos dias 21 e 22 de julho, das 14 às 18 horas.

A mulher contribui ativamente em todos os setores, buscando uma igualdade baseada no respeito e reconhecimento do seu papel na sociedade e o Sesc, por meio de atividades nas áreas de saúde, lazer, assistência, educação e cultura, incentiva e integra esse movimento pelo crescimento participativo e atuante do gênero feminino.

No “ELAS” o Sesc ministrará a Oficina de Penteados, com Rosalina Oliveira, no dia 21 de julho, e Oficina de Turbantes, com Célia Sampaio, no dia 22 de julho, das 14 às 17 horas. Acessório que se popularizou entre as mulheres, o turbante trabalha a beleza e autoestima das mulheres e é um significativo elemento de construção da cultura negra que carrega consigo a força da tradição de uma ancestralidade.

Célia Sampaio

No segmento saúde e bem estar, das 14 às 17 horas, o Sesc oferece cuidados com a pele, relaxantes massagens e maquiagem para as visitantes. Já no Espaço Lúdico Infantil a criançada que acompanhar as mamães no evento poderão se divertir com contações de histórias, atividades de leitura e brincadeiras mediadas.

Atrações culturais

Ícones do poder feminino no mercado musical nacional, as cantoras Karina Buhr e Karol Conka participam do evento e dividem o palco com as atrações locais. Entre elas estão: Rosa Reis, Nathália Ferro, Rosa Ewerton, grupo Afrôs, Luciana Simões, Célia Sampaio, Núbia, Camila Reis, Tieta Macau, Dicy Rocha, Áurea Maranhão, Circo tá na Rua e Ornitorrincos do Sertão Turu. As DJs Nega Glícia, Carol Vieira e Vanessa Serra farão a discotecagem do festival.

Todas as participantes terão sua fala registrada em mini documentários nos quais apresentam sua arte e ao final deixam no ar a pergunta: Esse é o meu poder. Qual é o seu? “Poder é, antes de qualquer outra coisa, acreditar que você pode. E esse é o foco da edição Elas, colocar muitas mulheres poderosas juntas para contagiar outras mulheres a também acreditarem que podem. Acredite no seu poder! Esse é o nosso lema”, afirma Mavi Simão, organizado do evento.

Debates

As mesas de debates ocuparão o período da tarde, com rodadas às 15h e às 17h nos dias 21 e 22, em salas. O tema “Cultura e Mercado” será a pauta do primeiro dia de debates, com mesas reunindo gestoras de cultura (meio corporativo), gestoras de projetos e realizadoras de festivais. No segundo dia, a pauta será “Cultura e Resistência”, que reunirá mulheres que estão à frente de projetos que atravessam o tempo e resistem, como Laborarte, Boi da Floresta e Casa de Fanti Ashanti.

Programação do Sesc no “ELAS”

DIA: 21/07/2017

Espaço Lúdico Infantil

14h às 17h – Brincadeiras mediadas com Cia Mãos de Teatro

                   – Atividades de leitura

17h às 18h – Contação de histórias com Grupo Xama teatro

Oficina de penteados

Com Rosalina Oliveira

Horário: 14h às 17h

Espaço Saúde e bem estar

Quick massage, limpeza de pele e maquiagem

Horário: 14h às 17h

 

DIA: 22/07/2017

Espaço Lúdico Infantil

14h às 17h – Brincadeiras mediadas com Cia Mãos de Teatro

                   – Atividades de leitura

17h às 18h – Contação de histórias com Camila Reis

 

Oficina de Turbantes

Com Célia Sampaio

Horário: 14h às 17h

Espaço Saúde e bem estar

Quick massage, limpeza de pele e maquiagem

Horário: 14h às 17h