Galeria de Arte do Sesc recebe a Ocupação “Paridade”

24/07/2017 às 13:50 por Amanda Machado

Com a proposta de identificar traços culturais dos nossos antepassados e incentivar que as pessoas resgatem as suas memórias e raízes, a Galeria de Arte do Sesc Centro (Deodoro) abre nesta terça-feira, dia 25 de julho, a partir das 19 horas, a Ocupação “Paridade’, de Gê Viana. Os visitantes farão um passeio sobre a presença indígena no cotidiano e na nossa formação étnica, remontando à memória histórica.

Na busca por uma expressão artística não-linear, Gê Viana desenvolveu a pesquisa do corpo performático e dos corpos abjetos (corpos marginalizados e invisibilizados), que assumem a forma de fotografias lambe-lambe em experimentos de intervenção urbana.

Com 12 imagens elaboradas a partir da montagem de registros atuais do povo indígena, um dos que compõem a riqueza étnica brasileira, associados a fotos históricas de nativos que foram exterminados ao longo da história das Américas, a artista dialoga sobre diferenças e semelhança. A Ocupação ainda inclui performance e instalação com vídeo.

 Segundo Gê Viana, “Paridades” fala do que fomos e o que somos agora, evidenciando  as causas dessa metamorfose, dessas transformações por meio da fotografia e oralidade. Premiada em 2015 pelo Salão de Artes Plásticas de São Luís – MA com o trabalho de fotomontagem “Assim fica claro: roubo, colo e pixo”, a graduanda do Curso de Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão é integrante do Risco Coletivo (Núcleo de Artes Visuais que reúne processos exploratórios em performance e arte urbana).

A exposição fica aberta ao público até o dia 25 de agosto, das 09 às 12 horas e das 13 das às 17 horas, excetos sábados, domingos e feriados. A Galeria de Arte do Sesc Centro fica localizada na Avenida Gomes de Castro, 132, Centro. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone 3216-3830.