Palco Giratório: Sesc leva a magia do teatro a Imperatriz e Açailândia

24/07/2017 às 19:36 por Amanda Machado

Um dos maiores festivais de teatro do país, o Palco Giratório, realizado pelo Sesc, chega a sua 20ª edição e movimenta as mais diversas regiões do país com novas propostas artísticas. Consolidado no cenário cultural, o projeto tem alcançado municípios do interior dos estados. No Maranhão as cidades contempladas nesta edição foram Imperatriz e Açailândia. Recebendo o espetáculo “Lete”, da Beradera Companhia de Teatro/RO, as apresentações acontecem às 19 horas nos dias 25 de julho, no Teatro Ferreira Gullar (Imperatriz), e 26 de julho, no PEC Vila Ildemar (Açailândia).

Na terça-feira, dia 25 de julho, Imperatriz e o Teatro Ferreira Gullar abrem as portas para o espetáculo “Lete”, da Beradera Companhia de Teatro. O roteiro apresenta o rio do esquecimento, onde quem mergulha em suas águas tem suas vidas passadas apagadas. Essa peça, que estreou em maio de 2013, reflete um ambiente ficcional sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas que cortam o estado de Rondônia. No dia 26 de julho é a vez de Açailândia receber o Palco Giratório. A cidade, conhecida como importante polo agroindustrial, vai deixar a rigidez das máquinas de ferro para trás e dá lugar à emoção junto com Beradera Companhia de Teatro.

Em “Lete” quatro atores-narradores se revezam na construção de mais de vinte personagens em uma trama sobre cem anos de história. A Beradera Companhia de Teatro surgiu em 2013 por ocasião da mesma peça, sendo contemplada pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2012. O espetáculo tem duração de uma hora e é indicado para maiores de 12 anos.

Descentralizando a arte e estabelecendo outras redes de circulação e intercâmbio no país, o Palco Giratório percorre capitais e cidades do interior incentivando a troca de experiências culturais que se dá entre os grupos e as comunidades para o desenvolvimento da cena de cada região. Com uma programação que oferece monólogos, teatro de rua, performances e apresentações na tradicional caixa cênica, o interesse e a sensibilidade do público para as mais diversas manifestações culturais, a valorização do artista, o debate, a reflexão e o diálogo entre criadores e espectadores são as perspectivas que pautam a atuação do Sesc nesse projeto.

Oficinas

Como forma de promover o intercâmbio cultural e democratizar o acesso à cultura, o evento também realiza oficinas e mesa redonda nas cidades de Imperatriz e Açailândia. No dia 24 de julho, o Palco Giratório chega a Imperatriz com a disseminação de conhecimento prático na oficina o “Jogo, presença e centelha de vida”. Ministrada pela Beradera Companhia de Teatro, de Rondônia, a oficina acontece no Campus da Universidade Federal do Maranhão, no centro de Imperatriz, das 14 às 17 horas e das 17h30 às 20h30. Em Açailândia o público vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo mágico das artes cênicas no dia 27 de julho, das 13 às 16h e das 16h30 às 19h30, na PEC Vila Ildemar.

Agenda

24.07

Segunda-feira

Oficina “Jogo, presença e centelha de vida”, com Beradera Companhia de Teatro/RO Campus da UFMA – Centro 14h às 17h / 17h30 às 20h30
25.07

Terça-feira

Espetáculo teatral “Lete”, com Beradera Companhia de Teatro/RO (6h)

 

Teatro Ferreira Gullar

(Imperatriz)

19h

 

26.07

Quarta-feira

Espetáculo teatral “Lete”, com Beradera Companhia de Teatro/RO (6h)  

PEC Vila Ildemar

(Açailândia)

 

19h
27.07

Quinta-feira

Oficina “Jogo, presença e centelha de vida”, com Beradera Companhia de Teatro/RO 13h às 16h

/ 16h30 às 19h30