Sonora Brasil realiza apresentações em Caxias até esta quarta

25/07/2017 às 18:45 por Amanda Machado

Valorizando as expressões musicais do Nordeste, o Sonora Brasil, considerado o maior projeto nacional de circulação musical do país, aporta no Maranhão a partir desta sexta-feira, dia 28 de julho. Com concertos organizados em circuitos e apresentações essencialmente acústicas,  nesta edição o Sesc resgata toda a tradição e riqueza cultural dos grupos de coco. Em Caxias o público poderá conferir as apresentações de 30 de julho a 02 de agosto. O evento é gratuito e com classificação livre.

Com a proposta de desenvolver programações identificadas com o contexto histórico da música no Brasil em formato bienal, na 20ª edição do projeto Sonora Brasil o Maranhão recebe o tema “Na pisada dos cocos”, o qual traça um panorama sobre coco de roda, samba de coco, coco de zambê, coco de pareia, coco furado, coco de embolada, etc. São muitas as variantes que justificam a denominação “cocos”, sempre no plural.

“Na pisada dos cocos” apresenta variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste, trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. É uma prática coletiva encontrada em áreas urbanas e na zona rural, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos. Cantadores e dançadores são acompanhados ora por instrumentos de percussão ora por palmas ou pela batida dos pés que marcam o andamento, simulando a pisada que prepara o chão batido, atividade praticada nos mutirões a qual se atribui esta característica da dança. As quatro apresentações correspondem: Coco de Zambê (RN), Coco de Iguape (CE), Coco de Tebei (PE) e Samba de Pareia da Mussuca (SE). Os grupos se apresentarão em 2017 em 108 cidades brasileiras.

Sobre o Sonora Brasil – Criado em 1998, o Sonora Brasil tem no seu DNA o trabalho de formação de novos ouvintes musicais e o objetivo de divulgar artistas que trabalham com músicas não comerciais, além de valorizar a cultura regional. Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio o projeto aborda dois novos temas. A seleção dos grupos e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país. Desde sua criação, o Sonora Brasil já realizou 5.319 apresentações de 80 grupos, alcançando cerca de 520 mil espectadores.

 

PROGRAMAÇÃO

Caxias- MA

Coco de Zambê (RN)

Data: 30 de julho/2017 (domingo)
Local: Três Corações (Praça Salustiano Rêgo)
Horário: 19h às 20h

 Coco de Iguape (CE)

Data: 31 de julho/2017 (segunda-feira)
Local: Três Corações (Praça Salustiano Rêgo)
Horário: 19h às 20h

Coco de Tebei (PE)

Data: 01 de agosto/2017 (terça-feira)
Local: Três Corações (Praça Salustiano Rêgo)
Horário: 19h às 20h

Samba de Pareia da Mussuca (SE)

Data: 02 de agosto/2017 (quarta-feira)
Local: Três Corações (Praça Salustiano Rêgo)
Horário: 19h às 20h