Samba de Pareia da Mussuca é a última atração do Sonora Brasil em São Luís

31/07/2017 às 14:29 por Amanda Machado

O Samba de Pareia da Mussuca é a última apresentação do Sonora Brasil em São Luís acontece  nesta segunda-feira, dia 31 de julho, a partir das 19 horas, na Casa do Maranhão. Com entrada gratuita, a apresentação integra o projeto Sonora Brasil, iniciativa do Departamento Nacional do Sesc que visa o despertar do público para a música de tradição oral histórica, incentivando o olhar crítico sobre os mecanismos de difusão de música no país.

Com a realização de concertos organizados em circuitos, destaca-se por suas apresentações serem essencialmente acústicas, valorizando a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes, favorecendo a qualidade das músicas e sua ação educativa de mediação das apresentações.

SAMBA DE PAREIA DA MUSSUCA

O Povoado de Mussuca fica no município de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju, capital do estado de Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados, como a Dança de São Gonçalo e o Samba de Pareia. A pesca e a cata de crustáceos, como o caranguejo e o sururu, são atividades econômicas tradicionais que envolvem muitas famílias, e se desdobram numa culinária atraente que contribui para o desenvolvimento da economia local.

O Samba de Pareia, segundo relatos, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais, como uma forma de ocupar o pouco tempo de descanso que tinham ao longo de sua jornada diária de trabalho. O nome viria do fato de ser dançado em pares. Hoje, na Mussuca, ele é dançado por mulheres, contando com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres, e, o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras.

Uma peculiaridade desta manifestação cultural é o fato de estar relacionada a um ritual de nascimento que vem dos antepassados, onde o grupo se apresenta para manifestar a alegria pela chegada de mais uma criança no povoado, dando-lhe as boas-vindas no seu décimo quinto dia de vida.

O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. As letras das músicas fazem alusão a situações do dia-a-dia, normalmente com muita irreverência.

O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde as funções de liderança normalmente cabem aos homens, e conta também com a participação de Mangueira (Acrisio dos Santos), Carmélia dos Santos, Elenilde da Silva, Maria Edenia dos Santos, Maria Ednilde dos Santos, Cecé (Maria José dos Santos), Maria Lucia Santos, Maria Luiza dos Santos, Maria José dos Santos e Normália dos Santos.

Serviço

O que: Samba de Pareia da Mussuca

Quando: Nesta segunda-feira, dia 31 de julho

Hora: 19h

Local: Casa do Maranhão