Inscrições abertas para as Olimpíadas e Paralimpíadas Sesc 2017

02/08/2017 às 20:23 por Amanda Machado

Com o objetivo de elevar a qualidade de vida dos maranhenses e conscientizar sobre a importância do esporte para a saúde e construção de um cidadão melhor, o Sesc realiza mais uma edição de umas das mais tradicionais competições esportivas da capital: Olimpíadas e Paralimpíadas Sesc.Com inscrições abertas até o dia 31 de agosto no Sesc Deodoro, os atletas e equipes podem concorrer ao título de campeão nas modalidades vôlei, basquete, futsal, handebol, natação, ginástica rítmica, taekwondo, karate, capoeira, futebol de 5 para pessoas com deficiência visuais e basquete em cadeira de rodas para pessoas com deficiência física.

As inscrições estão sendo realizadas na recepção do Núcleo de Lazer do Sesc Deodoro mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível por atleta destinado ao Programa Mesa Brasil, que há mais de dez anos luta contra a fome e subnutrição no estado, além de apresentação de cópia do documento de identidade de cada participante e ficha de inscrição preenchida (download). As vagas são abertas a atletas de instituições de ensino público e privado, escolinhas de esportes, projetos sociais de associações de bairros e comunidades em geral. A abertura do evento está agendada para o dia 23 de setembro, no Sesc Turismo.

Os torneios de vôlei (masculino e feminino) serão compostos por equipes na categoria infanto, enquanto as modalidades handebol e basquete (masculino e feminino) são apenas na infantil e futsal nas categorias sub 13 e sub 15 (masculino). Na modalidade natação os atletas serão divididos por categoria (faixa etária e gênero) e por equipe. Nas artes marciais serão realizadas apresentações pessoais (karate – kata e taekwondo – poosae), combates e apresentação por equipes.

Na ginástica rítmica os atletas com idade entre 05 e 15 anos competirão em apresentações individuais e em conjunto. Os atletas podem fazer o download das fichas de inscrição aqui

As modalidades paraolímpicas, futebol de 5, prática esportiva de futsal adaptado para deficientes visuais, e basquete em cadeira de rodas, para pessoas com necessidades especiais, serão para atletas da categoria adulto (masculino).

Os congressos técnicos acontecerão no Auditório do Sesc Deodoro antes de ser iniciada cada modalidade esportiva, onde atletas, técnicos, equipe de arbitragem e a equipe esportiva do Sesc Deodoro definirão juntos o sistema de disputa dos jogos, as regras, mecanismos de identificação dos participantes, sorteio das chaves, escolha da comissão disciplinar, horários e regulamento dos torneios. Mais informações pelo telefone (98) 32163-3896.

História das Olimpíadas e Paralimpíadas

A origem dos Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas, mas o que se sabe na verdade é que os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar seus deuses. O espírito olímpico criado na Grécia antiga permeia até hoje, congregando países de todo o mundo no maior evento esportivo do planeta com ideal de restaurar a fraternidade entre os povos.

Já os jogos Paralímpicos têm sua origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para portadores de necessidades especiais, como forma de reabilitar feridos na Segunda Guerra Mundial. Foram realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, na Itália. O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Os jogos de Barcelona em 1992 representaram marco para o evento, já que foi a primeira vez em que o comitê olímpico e paralímpico passaram a trabalhar juntos, visando ao desenvolvimento do esporte para portadores de necessidades especiais.