Mais de mil pessoas pedalaram no Passeio Ciclístico Semana da Pátria 2017

04/09/2017 às 18:46 por Amanda Machado

As cores da nossa amada pátria coloriram o último domingo, 03 de setembro, da capital maranhense. Unindo gerações em um momento de lazer, prática esportiva e contemplação das belezas naturais, o 19º Passeio Ciclístico Semana da Pátria reuniu mais de 1.200 pessoas em um dos eventos mais tradicionais em homenagem à independência do Brasil e aniversário de São Luís.

Com saída do 24º BIL, a apresentação da banda marcial, hasteamento das bandeiras e um animado alongamento realizado pelos educadores físicos do Sesc preparam os participantes para os quinze quilômetros de percurso. Enaltecendo o verde das nossas selvas, nesta edição o Passeio Ciclístico coloriu e movimentou as ruas do João Paulo, Centro, São Francisco, Lagoa da Jansen e Litorânea.

O jovem ciclista Wiliam de Melo, com 9 anos, participou pela primeira vez do evento e finalizou o percurso esbanjando energia. “Foi muito divertido, mas queria que o passeio fosse mais longo”, sugeriu.   Ele promete ainda que no próximo ano a mãe e a irmã vão pedalar ao seu lado.

Com 62 anos, Romoaldo Nogueira participou pela quarta vez do Passeio Ciclístico, que é promovido pelo Sesc e 24º Bil. Ele contou que sempre foi apaixonado pelo ciclismo e, visando incentivar as novas gerações a aderirem à prática esportiva, este ano convidou os netos Matias (9 anos) e Thaís (14 anos) para participarem do evento e ao final comemorou o sorriso de aprovação dos dois.

Além do sorteio de acessórios, bicicletas e duas diárias para o Rio Poty Hotel, o evento premiou também participantes com a bicicleta melhor decorada no tema semana da pátria. Yago de Oliveira, 13 anos, já pedalou em várias edições, mas foi a primeira vez que preparou sua bicicleta para a competição e acabou sendo contemplado com a primeira colocação. “É com muita emoção que recebi o resultado. Desde pequeno participava com meu pai, mas ele veio a falecer e este ano decidi decorar a bicicleta dele e participei na companhia do meu padrinho”, revelou.

Com caráter solidário, cada participante do 19º Passeio Ciclístico Semana da Pátria doou um 02 quilo de alimentos não perecíveis que serão entregues no mês de setembro às instituições sociais da capital assistidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc. No aquecimento e ao final do percurso, o Sesc ainda disponibilizou teste de glicemia, aferição da pressão arterial e distribuiu protetores solares.

Fotos: Joaquim Neto