4º Gevic realiza mutirão de limpeza e oficina de reciclagem na praia do Olho D’Água

14/09/2017 às 20:18 por Amanda Machado

O 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru (Gevic) realizará um mutirão de limpeza na praia do Olho D’Água neste sábado, dia 16 de setembro, a partir das 18h30. A atividade é uma contribuição à Semana Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente, e foi inclusa na programação do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária (MUTCOM) que desenvolverá na mesma data, no turno vespertino, oficina de reciclagem com todos os membros juvenis, cerca de 60 participantes.

O MutCom é uma atividade nacional de mobilização, que tem como objetivo a integração e colaboração dos escoteiros do Brasil com a sociedade. É uma oportunidade para que os jovens realizem atividades de serviço, sendo estimulados a se envolver com a comunidade, criando consciência coletiva e desenvolvendo a liderança e proatividade.

Este ano a atividade apresenta o tema “Escotismo e Desenvolvimento Sustentável” e acontece dia 16 de setembro, data em que se celebra o Dia Internacional de Limpeza de Praias.  Por esse motivo, o 4º Gevic incluiu nas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável o recolhimento de resíduos da Praia do Olho D’Água, vista a proliferação de resíduos de descartáveis e microesferas de plástico no ambiente aquático.

Com mais de 50 anos de tradição e perseverança no propósito de servir, o grupo foi fundado em 15 de junho de 1960 numa parceria da União dos Escoteiros do Brasil e o Serviço Social do Comércio no Maranhão. O seu primeiro presidente foi Dr. Francisco Guimarães e Sousa. Atualmente o 4º GEVIC é presidido pelo Sr. Alberto de Sousa Rocha.

A Semana Mares Limpos segue até o próximo domingo, dia 24 de setembro. Qualquer pessoa interessada pode participar da limpeza de praias e outro corpos d’água se inscrevendo no link www.bit.ly/CadastroMaresLimpos