Sesc abre oficialmente o calendário de jogos das Olimpíadas e Paralimpíadas 2017

25/09/2017 às 19:17 por Amanda Machado

Foi dada a largada para a 10ª edição das Olimpíadas Sesc e 2ª edição das Paralimpíadas Sesc neste sábado, dia 23 de setembro, com tradicional solenidade de abertura realizada no Sesc Turismo. Participando das competições em 10 modalidades estão 96 instituições de ensino público e privado, além de escolinhas e projetos maranhenses. A modalidade ginástica rítmica, que este ano contou com a participação de atletas dos estados de Rondônia e Pará, abriu o quadro de disputas.

A cerimônia de abertura foi prestigiada por Miguel Pinheiro, assessor especial da Secretaria de Esporte do Estado, representando o Secretário de Esporte Márcio Jardim; Alysson Penha, Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Esporte, Liane Bezerra, Presidente da Federação Maranhense de Ginástica; Margarete Rosa e Antônio Freitas, conselheiros regionais do Sesc,  além de diretores e gerentes do Sesc.

Convidado de honra desta edição, Antonio Maria Zacharias Bezerra de Araújo, o Professor Dimas, relatou sua alegria e grande orgulho ao vestir a camisa das Olimpíadas novamente. “Há 40 anos eu iniciei um árduo trabalho pelo esporte maranhense e naquela época o Sesc também começava suas atividades nessa área, voltadas para o público adulto. Hoje sou testemunha do crescimento da instituição e vejo o quanto ampliou sua importante atuação social. O Sesc mora no meu coração e só temos a agradecer pela sua contribuição ao esporte”, afirmou.

Símbolo dos jogos olímpicos, a tocha foi carregada por Jorge Henrique Ferreira, atleta da modalidade basquete cadeirante, e repassada para o Professor Dimas que completou o trajeto e declarou oficialmente abertos os jogos 2017 ao acender a pira das Olimpíadas e Paralimpíadas Sesc.

Para o Vice-Presidente da Fecomércio, Marcelino Araújo, a realização desse projeto é mais uma demonstração do incentivo e da valorização ao esporte realizado pelo Sesc. “Investindo no caráter formativo e inclusivo do esporte, o Sesc atende gratuitamente 615 crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos, com modalidades como futsal,  basquete, voleibol, natação e esporte coletivo, promovendo o desenvolvimento social e a cidadania, compromissos assumidos com os maranhenses por nossa instituição há 70 anos”, revelou.

Os torneios das Olimpíadas e Paralimpíadas Sesc 2017 acontecem até dezembro nas modalidades vôlei, basquete, futsal, handebol, natação, ginástica rítmica, taekwondo, karate, capoeira, futebol de 5 para pessoas com deficiência visuais, além de partida de demonstração do basquete em cadeira de rodas. Nas artes marciais, a capoeira segue com inscrições abertas até o dia 26 de outubro e o taekwondo até o dia 29 de setembro no setor esportivo da Unidade Sesc Deodoro. Das modalidades de quadra, o handebol é o único que ainda dispõe de vagas e as equipes interessadas podem se inscrever até o dia 29 de setembro. A natação também está recebendo inscrições e o prazo máximo é dia 06 de outubro. Mais informações pelo telefone (98) 3216-3896.