Ações educativas do Sesc ressaltam os direitos das pessoas com deficiência e a importância da doação de órgãos

27/09/2017 às 19:37 por Amanda Machado

Prevenção é a palavra de ordem na medicina quando o assunto é doença. Alertando os comerciários e comunidade em geral sobre os principais problemas de saúde pública que acometem a população, o Sesc Semeando Saúde realizou duas ações educativas esta semana nos temas Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional de Doação de Órgãos no Terminal de Transporte da Praia Grande e Auditório do Sesc Saúde, respectivamente.

Nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, o Sesc celebrou o Dia Nacional de Doação de Órgãos com uma intervenção educativa, ministrada pela equipe da Central Estadual de Doação de Órgãos – HUUFMA, sobre a relevância desse gesto de amor e roda de conversa abordando os  mitos e verdades relacionados a doação de órgãos realizada pela assistente social do Sesc Geisa Mendenha Cutrim. De acordo com a Central Estadual de Transplante, no Brasil há mais de 30 mil pessoas na fila aguardando um transplante. Até junho deste ano, foram feitas mais 5 mil entrevistas em todo país, onde 57% das famílias aceitaram doar os órgãos de parentes. O estado que teve maior recusa foi o Maranhão, com 69%.

Já a programação do Sesc  Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi realizada dia 25 de setembro, no Terminal  de Transporte da Praia Grande. De forma extrovertida e interativa, a instituição buscou sensibilizar os usuários para os direitos das pessoas com deficiência física por meio de performances sobre inclusão e acessibilidade, além de realizar o circuito “Aprendendo com as Diferenças”, roda de conversa “A política nacional de saúde da pessoa com deficiência” e apresentação de capoeira com alunos com necessidades especiais do Sesc. Celebrada no dia 21 de setembro, a data foi instituída por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Sancionada em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura direitos a liberdades individuais para pessoas com deficiência.

Durante todo ano a Campanha Sesc Semeando Saúde desenvolve atividades de cunho educativo com temas variados. A finalidade é estimular a adoção de estilos de vidas saudáveis e disseminar práticas que promovam uma melhor qualidade de vida, trabalhando junto às comunidades o conceito de prevenção de doenças por meio de palestras, orientações e disponibilização de informativos.