Dança: 2ª etapa do “Sesc Dramaturgias” está com inscrições abertas em outubro

27/09/2017 às 20:28 por Leonardo Trindade Azevedo

Depois do sucesso da primeira etapa do “Sesc Dramaturgias”, que trouxe para São Luís toda a beleza e o encanto do mundo circense, a segunda etapa chega com o mesmo fôlego criativo, mas  dessa vez com a força e expressividade do corpo em oficinas de dramaturgia na linguagem dança. Dividida em duas fases, a etapa teórica do projeto acontece de 17 a 20 de outubro, das 14 às 18h, na Guest House, enquanto a prática está prevista para o período de 21 a 24 de novembro no mesmo horário e local. Com vagas limitadas, os interessados devem preencher a ficha de inscrição (disponível para download aqui) e enviar  para o email cultura.sescdeodoro@gmail.com no período de 02 a 17 de outubro.

Com carga horária total de 32 horas, esta etapa traz a bailarina Camila Fersi para o “Módulo Dança: Área de Linguagem e Artes Cênicas” ministrando o conhecimento teórico e a vivência prática acerca dos elementos que compõem a cena, as noções básicas de composição e do que vem a ser dramaturgia em dança nos dias de hoje. Para alcançar esse objetivo serão usados na metodologia vídeos, textos e conversas para refletir um panorama artístico atual da dramaturgia, afastando-a do texto onde ela é usualmente encontrada.

As aulas visam também instrumentalizar os participantes sobre o conceito de dramaturgias contemporâneas, fornecendo estudos teóricos que apresentem a evolução do termo no percurso da história, além de apresentar a experiência prática da dança, onde a dramaturgia está presente na escolha dos movimentos e no posicionamento no espaço. A partir desta prática, os participantes vão poder criar suas propostas cênicas e desenvolver suas ideias sobre dramaturgia.

A 2ª etapa do projeto “Sesc Dramaturgias” visa proporcionar o intercâmbio entre artistas do universo da dança, atores, estudantes da área artística e pesquisadores aliando teoria e prática. Com vagas limitadas e carga horária de 16 horas em cada atividade, a oficina teórica do projeto acontece de 17 a 20 de outubro, das 14 às 18h, na Guest House, já a prática está prevista para o período de 21 a 24 de novembro, no mesmo local e horário.

Camila Fersi

É bailarina e professora graduada e mestre pela Unicamp/SP. Trabalhou com diversos diretores do Rio e São Paulo como bailarina e assistente de direção. Desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea no Coletivo Instantâneo desde 2010, onde ministra oficinas, performances e  realiza compartilhamento de processos criativos regularmente.