Sesc Caxias recebe exposição “Só Lâmina” de Nuno Ramos

27/09/2017 às 14:47 por Lideney Ferreira

O projeto Arte Sesc, do Departamento Nacional, chega ao Sesc Caxias com a exposição “Só Lâmina”, do artista plástico paulistano, Nuno Ramos. O público poderá apreciar onze obras em tela que dialogam com a poesia de João Cabral de Melo Neto, de 25 de setembro a 20 de outubro, das 8 às 13 horas e das 14 às 19 horas. Entrada gratuita.

Em “Só Lâmina” Nuno utilizou pelúcia, metal, tinta e espelho/vidro. O contraste de materiais da pelúcia com o metal e da tinta com o vidro, mostram as dualidades e a busca pelo equilíbrio, o caminho do meio. Nas placas foram gravados os versos extraídos do poema de João Cabral.

Desenvolvendo desde a década de 1980 uma pesquisa sobre as “possibilidades” que existem para uma superfície bidimensional de tela, Nuno Ramos foi conquistando seu espaço no cenário artístico nacional com talento e diplomacia. Na exposição “Só Lâmina” o público terá a oportunidade de sentir a energia das suas formas concretistas, a força da matéria-prima das suas obras e a linguagem dos traços ousados de um homem que se supera a cada produção.

Nuno Ramos nasceu em 1960 em São Paulo e é formado em Filosofia. É escultor, pintor, desenhista, cenógrafo, ensaísta e videomaker. Para compor suas obras utiliza materiais diversos e trabalha com gravura, pintura, fotografia, instalação, poesia e vídeo. Seu trabalho ganhou tridimensionalidade em 1978, quando começou a realizar esculturas com cal, tecido e madeira. A partir de 1988 seus quadros começaram a ganhar cada vez mais volume. As primeiras instalações de Nuno surgiram no início da década de 1990. Sua obra mais emblemática é a instalação  111, uma leitura do artista sobre o massacre do Carandiru (São Paulo).

ArteSesc

O Sesc é hoje reconhecido como um dos principais agentes de difusão das artes plásticas no país. Desde 1981 o ArteSesc vem realizando mostras itinerantes em centros urbanos e cidades do interior, tornando mais conhecidos os acervos de instituições culturais e a produção de artistas provenientes de várias partes do país, ao exibi-los nas unidades do Sesc ou, eventualmente, em espaços da comunidade. Fazem parte do acervo de exposições do projeto reproduções de obras de artistas como Portinari e Margareth Mee.

Ser um artista plástico moderno ou contemporâneo significa estar em conexão com o que acontece em sua época, mostrando em suas obras os avanços das discussões e propostas da arte que se manifestam em diferentes modos no mundo. Diante deste cenário, o ArteSesc escolheu para itinerar a partir de 2008 artistas que proporcionam uma mudança nas tendências da arte brasileira e retomam uma postura mais crítica e política sobre a realidade cotidiana do país.