Sesc celebra o Dia Mundial da Alimentação com programação educativa e social

04/10/2017 às 13:36 por Amanda Machado

A fome ainda é um dos principais flagelos do mundo moderno e uma marca cruel da desigualdade. Por esse motivo, para lembrar a importância do consumo consciente de comida frente a crescente demanda de alimentos no mundo, 16 de outubro foi escolhido como o Dia Mundial da Alimentação. Para celebrar a data, o Mesa Brasil Sesc preparou uma programação educativa e social durante  todo o mês para chamar a atenção para a causa. As ações nas instituições auxiliadas pelo Programa começam nesta quinta-feira, dia 06 de outubro.

De forma lúdica, o Sesc ensina sobre a importância da alimentação saudável para crianças das instituições Jardim de Infância Rosa de Maio, Escola Comunitária Sagrada Família da Vila Embratel, Creche Comunitária Bom Jesus dos Aflitos, Centro Educacional Santo Antônio, Creche Escola Comunitária Cantinho da Criança, Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor (SVAM), Creche Escola Clube das Mães Turu, Escola Comunitária Ideal, Creche Beneficente  Caiane Mateus, Creche Estrela do Oriente e Creche Ayrton Senna nos dias 06, 10, 20 e 27 de outubro. Os alunos assistirão à dramatização “Alimentos saudáveis X Alimentos não saudáveis” e participarão de jogos didáticos desenvolvidos a partir da educação nutricional pela equipe de nutrição do Programa Mesa Brasil Sesc.

No dia 16 de outubro é a vez dos funcionários do Sesc, Fecomércio e Senac terem acesso a informações sobre o Guia Alimentar da população brasileira e doenças crônicas não-transmissíveis a partir da Estação Segurança  Alimentar e Nutricional, realizada no horário do almoço no Edifício Francisco Guimarães e Souza.

E no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, quando também se comemora o Dia Mundial do Pão, o Sesc receberá a doação de pães do Mateus(BR) e farinha do Moinhos de Trigo e distribuirá os alimentos em sete instituições sociais de diferentes bairros.

O objetivo das atividades propostas é apresentar temas que instiguem a reflexão a respeito da necessidade de segurança alimentar. Desde 2003 o Sesc  atua no combate ao desperdício desde a produção até a etapa final, quando o alimento chega ao prato do cidadão, através do Programa Mesa Brasil. A iniciativa é uma ponte no estado que busca onde sobra para levar a quem tem fome e necessidade.