Sesc realiza campanha educativa em apoio ao Outubro Rosa

05/10/2017 às 13:07 por Amanda Machado

O Outubro Rosa é uma iniciativa mundial contra o câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres todos os anos, mas que se for diagnosticada em seu estágio inicial apresenta mais de 90% de chance de cura. Prevenção e informação são aspectos essenciais. Por isso, o Sesc dedica todo o mês de outubro a realização de campanha educativa apoiando essa causa. A abertura simultânea da programação acontece nesta sexta, dia 06 de outubro, a partir das 10 horas, nas Unidades localizadas em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias, além da Unidade Móvel instalada em Imperatriz, com muita informação e entrega dos laços cor de rosa.

Na Unidade Sesc Deodoro acontece nos dias 17 e 20 de setembro, no período matutino, blitz educativa com acessórios cor de rosa e registro fotográfico com workshop de fotografia no celular. No Sesc Saúde os pacientes participam de ações de orientação e distribuição de informativos de 05 a 31 de outubro. Já no Sesc Turismo a palestra “Fatores de risco e o desenvolvimento do Câncer de Mama” e a blitz educativa acontecem dia 19 de outubro, às 9h e das 11 às 13h. Na unidade administrativa os funcionários também são alvo da campanha outubro rosa e participam de ações no intervalo do almoço.

Na Praça Deodoro uma grande ação aberta ao público acontecerá no dia 19 de outubro, das 9 às 13h, com o Circuito Virada da Saúde “Sesc 70 anos Movimento Rosa e Azul”. Na programação estações educativo-preventivas, além de Oficina de Turbantes e Automaquiagem, Oficina de Bijoux Sustentáveis e ações recreativas. No dia 20 de outubro, ainda em São Luís, a campanha do Sesc acontece também na Maternidade Marly Sarney e no Terminal da Praia Grande, das 8h às 10h e das 09 às 16h, respectivamente.

Em Raposa, na praça central do comércio local, o Sesc realiza uma ação educativa com distribuição de informativos sobre o câncer de mama, no dia 27 de outubro, das 9 às 11h30. A transição entre o outubro rosa e novembro azul será marcada por uma grande caminhada que acontece dia 29 de outubro, em parceria com a atividade recreação, no Centro Histórico, com concentração no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho às 15 horas e saída às 16 horas.

No interior, o Sesc Caxias desenvolve ação educativo-preventiva com orientações quanto à prevenção do câncer de mama em lojas comerciais da cidade e na Unidade, das 9 às 12h, nos dias 06,13,20 e 27 de novembro, enquanto no Sesc Itapecuru a campanha acontece no dia 24 de outubro, das 15 às 18h. Imperatriz também está inclusa no circuito e por meio do OdontoSesc orienta a população nos dias 06, 13, 20 e 27 de outubro, das 08 às 12h, no pátio interno do Palácio do Comércio.

Além da campanha, que objetiva conscientizar sobre a importância da prevenção e formar multiplicadores, o Sesc estará angariando lenços durante os meses de outubro e novembro nas Centrais de Atendimento do Sesc Deodoro e Sesc Turismo, Recepção 1 do Sesc Saúde e Sala 802 do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. Em dezembro, os lenços arrecadados, assim como as mensagens produzidas pelos alunos da Educação do Infantil do Sesc a pacientes com câncer serão entregues para a Casa de Apoio Antônio Dino durante ação educativa, retratando o apoio institucional às ações de atenção e cuidado aos pacientes em tratamento, ratificando os valores institucionais de valorização das pessoas, da ética nas relações e da  ênfase educativa, característica básica da instituição que permeia todo o fazer do Sesc.