Nove pratos concorrem na 10ª edição do concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc

03/11/2017 às 13:33 por Leonardo Trindade Azevedo

Comida sustentável, saborosa, atrativa e acessível. O concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc incentiva a criação de receitas que agreguem todas essas características, mas que além disso, apresentem também ingredientes nutritivos e pouco utilizados como talos, folhas, cascas, sementes ou sobras de preparações. Em sua 10ª edição, nove receitas originais de instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc competem no Concurso de Receitas Culinárias. O evento acontece no dia 6 de novembro, no Sesc Turismo, às 15 horas.

As receitas participantes serão avaliadas por uma banca de jurados convidados para o concurso, que vai degustar as receitas das instituições que concorrem nesta 10ª edição. Para a escolha das três receitas classificadas, os critérios utilizados são: apresentação, sabor, consistência, criatividade, custo/benefício, praticidade e valor nutricional. Os ganhadores do concurso serão contemplados com premiações doadas pelos parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc.

A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes, representantes de instituições assistidas pelo Programa Mesa Brasil, na criação ou adaptação de receitas nutritivas que favoreçam a utilização integral de alimentos que perdem seu valor comercial e que seriam potencialmente descartados.

Enquanto Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, o Mesa Brasil Sesc contribui também para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício, que tem na parceria com diversos segmentos da sociedade a base de sustentação de todas suas ações, demonstrando na prática que a união de vários organismos sociais podem contribuir de maneira eficaz para minimizar as dificuldades que afligem o país, fazendo uma ponte que aproxima e une empresas e entidades sociais.

 

Receitas participantes

Torta salgada de casca de chuchu

Torta do bagaço de coco virado no prato

Escondidinho de verduras

Torta da entrecasca da melancia

Sorvete da polpa do coco verde

Geleia da casca de maracujá

Docinho de batata doce com casca de maçã

Risoto tropical

Risoto da casca de abóbora