Aldeia Sesc Guajajara de Artes: Espetáculo do Circuito Especial do Palco Giratório é o destaque desta quarta-feira

08/11/2017 às 12:26 por Leonardo Trindade Azevedo

A 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes está chegando ao fim, mas a programação ainda traz grandes espetáculos de dança, teatro, cinema e música. Nesta quarta-feira, dia 08 de novembro, o destaque vai para o espetáculo teatral “Caliban – A Tempestade” da Cia Ói Nóis Aqui Traveiz, do Rio Grande do Sul. Recebendo pela primeira vez um grupo do Circuito Especial do Palco Giratório, sua participação na programação da Aldeia se estende até o dia 09 de novembro com mais uma apresentação cênica, oficina e debate. O espetáculo acontece às 17h, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís.

A companhia gaúcha “Ói Nóis Aqui Traveis” que trouxe novos modelos artísticos para o teatro de rua no Brasil, apresenta o espetáculo “Caliban – A Tempestade” inspirada na obra do dramaturgo Augusto Boal, que apropriou-se da peça de Shakespeare para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e, especialmente, para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. O público vai acompanhar uma encenação que busca a linguagem da cena e que é capaz de construir signos e transmitir uma emoção poética.

A peça artística para teatro de rua do Ói Nóis lembra do que é geralmente esquecido, ajuíza o que se ignora e partilha o que foi negado. Assim, o espetáculo sugere um resgate de um período que, embora recente na história do Brasil, é desconhecido ou oculto para muitos e, em oposição ao esquecimento, investe na aspiração de falar e conhecer um Brasil e os brasileiros que não desistem e resistem. A apresentação acontece às 17h, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico.

Das 15h às 17h, no Cine Praia Grande, acontece a Mostra Maranhense, com exibições dos filmes destinadas a alunos de escola pública, com indicação para 10 anos. Logo após, às 18h, também no Cine Praia Grande, acontece a segunda programação, esta aberta ao público, com exibição dos filmes “A deriva” (classificação 16 anos) e “Tropicália” (classificação 12 anos) na “Mostra Brasil”. A entrada é gratuita e o público pode retirar os ingressos 30 minutos antes das exibições.

A 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece até o dia 9 de novembro em diversos espaços da capital e busca inovar e diversificar o circuito cultural local com uma agenda que integra artes visuais, artes cênicas, literatura, dança, circo e música, incluindo expressões da cultura popular regional. A programação é gratuita e pode ser acessada https://aldeiasescguajajaradeartes.blogspot.com.br