Geleia de casca de maracujá foi a receita campeã da 10ª edição do concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc

08/11/2017 às 17:45 por Lideney Ferreira

As geleias de frutas têm infinitos usos na culinária. Além de saborosas, são opções saudáveis para saciar o paladar e podem ser consumidas em diversas ocasiões do dia a dia. De forma criativa, a cozinheira do Clube de Mães do Turu, Maria da Conceição Pavão Diniz, de 50 anos, mostrou que é possível fazer uma geleia deliciosa a partir da casca do maracujá. Essa receita agradou tanto que foi a campeã da 10ª edição do Concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc realizado na terça-feira (6), no Sesc Turismo.

A receita vencedora é inédita para o concurso, mas faz parte do cardápio dos alunos da creche-escola do Clube de Mães do Turu. “Normalmente fazemos suco de maracujá para o lanche e as cascas iam para o lixo. Com as oficinas do Mesa Brasil aprendemos a utilizar quase tudo dos alimentos, então decidimos experimentar reaproveitar as cascas fazendo geleia e os alunos adoraram”, contou Maria da Conceição.

A geleia de casca de maracujá concorreu com mais outras oito receitas de instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc. Elas foram avaliadas segundo os critérios de apresentação, sabor, consistência, criatividade, custo/benefício, praticidade e valor nutricional pela mesa de jurados formada pelo Gerente do Sesc Turismo, Lauro Evangelista; pela nutricionista do Sesc, Fátima Brito; o chefe de cozinha do Restaurante do Sesc Turismo, Sinval Gusmão; pela nutricionista do Atacadão, Kaysa Reis, e pela chefe de cozinha do Atacadão, Maraisa Bruzaca.

Em segundo lugar ficou a torta do bagaço de coco virado no prato, da Renascer para o Futuro, e o terceiro lugar foi para torta salgada de casca de chuchu, do Centro Cultural e Educacional da Vila Embratel. Cada ganhadora do concurso foi contemplada com premiações doadas pela M.D. Branco, empresa parceira do Programa.

Jurada pela terceira vez, a nutricionista do Atacadão, Kaysa Reis, elogiou a organização e a criatividade das participantes. “Cada ano as receitas ficam mais criativas e funcionais, parabenizo o Sesc pela iniciativa”, elogiou.

Para Maraisa Bruzaca, jurada pela primeira vez, as receitas surpreenderam. “Muito interessante como elas resgataram alimentos! São ideias que precisam ser valorizadas e expandidas para outras comunidades”, sugeriu.

A iniciativa do Sesc tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes, representantes de instituições assistidas pelo Programa Mesa Brasil, na criação ou adaptação de receitas nutritivas que favoreçam a utilização integral de alimentos que perdem seu valor comercial e que seriam potencialmente descartados.

Roberta Ribeiro, coordenadora do Programa Mesa Brasil, conta que durante o ano são realizadas ações educativas nas instituições cadastradas de reaproveitamento integral de alimentos como forma de incentivar essa prática. “O concurso é um retorno do nosso trabalho nas comunidades”, ressaltou.

Das 63 instituições atendidas sistematicamente, 42 foram participaram do evento que contou com apresentação especial dos alunos da Instituição Beneficente Ayrton Senna, da Vila Palmeira, e da cantora Katiana Duarte.

Enquanto Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, o Mesa Brasil Sesc contribui também para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício, que tem na parceria com diversos segmentos da sociedade a base de sustentação de todas suas ações, demonstrando na prática que a união de vários organismos sociais podem contribuir de maneira eficaz para minimizar as dificuldades que afligem o país, fazendo uma ponte que aproxima e une empresas e entidades sociais.