Morte do Boi Brilho do Sesc encerra temporada 2017

13/11/2017 às 13:21 por Lideney Ferreira

O período junino encerrou e para marcar a deslumbrante temporada 2017, na sexta-feira (17) acontece o ritual de morte do Boi Brilho do Sesc, a partir das 18h, na área de vivência do Sesc Deodoro. O evento marca a conclusão de mais um ciclo festivo que envolve os integrantes do grupo de idosos do Sesc desde a preparação do ambiente até a encenação do ritual. Um momento de inclusão cultural e social em torno dessa manifestação.

Esse é um típico ritual que reúne os brincantes e convidados para celebrar essa tradição que é preservada do Bumba Meu Boi do Maranhão. A fugida do boi marca o início do ritual, culminando com a morte e distribuição do sangue, representado pelo vinho. O mourão que é utilizado para amarrar o Boi é revestido em fitas e brindes que serão distribuídos aos convidados ao final do ritual.

O evento marca a conclusão de mais um ciclo festivo, em que os brincantes se empenham desde a preparação do ambiente até a encenação do ritual. É um momento de inclusão cultural e social que demonstra o envolvimento dos participantes em torno dessa manifestação.

Tendo como objetivo contribuir para o envelhecimento ativo e saudável, por meio de atividade de promoção da inclusão sócio cultural dos brincantes, o Boi do Sesc, sotaque de orquestra, foi fundado em 1993 e é formado por 86 integrantes entre 6 e 92 anos do Trabalho Social com Grupos do Sesc no Maranhão.

Criado pela senhora Clarice Barros, o grupo de dança intergeracional tem como diretor musical Francisco Newman Felix; cantador e produtor das coreografias, Luís Carlos Pinheiro (Vovô) e é produzido e coordenado por Adalgisa Drummond com apoio de Érika Maluf. Atualmente, o Boi Brilho do Sesc tem dois CDs gravados.