Sesc promove jogos educativos com alunos de escolas públicas

14/11/2017 às 13:23 por Lideney Ferreira

Os jogos estão presentes desde o início da história humana. Além da diversão, eles revelam hábitos do cotidiano, nos permitindo conhecer aspectos das sociedades que os criaram e os praticaram. Promovendo uma divertida viagem ao passado, por meio da prática de jogos de tabuleiro, jogados por diversas civilizações, o Sesc realiza Projeto “Sesc Jogos Através dos Tempos” nesta terça-feira, 14, no Sesc Deodoro.

O projeto reúne nove modalidades de jogos de salão: BhagaChal (Nepal), Senet (Egito), Shiang Chi (China), Real de Ur (Mesopotâmia), Trilha (Fenícia), Hnefatafl (Escandinávia), Mancala (África), Fanorona (Madagascar), Go (Japão),  praticadas em diferentes épocas e civilizações e que estimulam o desenvolvimento de habilidades como raciocínio, concentração, memorização e disciplina.

A primeira edição do projeto será realizada no Ginásio Charles Moritz, na Unidade Sesc Deodoro, com adolescentes e jovens de escolas do sistema público. A programação consta de apresentação dos jogos, contextos históricos, curiosidades e prática mediada das partidas.

Com auxílio do mediador, que ensinará as regras dos jogos, cada grupo receberá um jogo em seguida haverá rodízio de forma que o público conheça e experimente as diversas opções de jogos.

O projeto “Sesc Jogos Através dos Tempos” é resultado de pesquisa feita pelo Departamento Nacional, sobre a origem, contextos históricos e características dos jogos e das civilizações que o praticaram. Desde 2007 diversos regionais do Sesc já trabalham o projeto em razão da importância do jogo como elemento de ludicidade e de outros benefícios.