Sesc no Maranhão comemora 70 anos com uma semana de atrações e atividades gratuitas

17/11/2017 às 17:17 por Amanda Machado

Pioneirismo, diversidade, conhecimento, inclusão, oportunidade e transformação. Completando 70 anos de ações e projetos no dia 20 de novembro, essas são algumas palavras que definem bem o conceito do trabalho desenvolvido pelo Sesc no Maranhão com foco no ser humano e sua capacidade de ampliar seus horizontes, principalmente da família comerciária, razão de ser da instituição. Celebrando as conquistas e o reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados nas áreas de saúde, cultura, educação, assistência e lazer, o Sesc realiza uma dinâmica programação de 20 a 26 de novembro em vários pontos da cidade. Dentre as atrações, apresentações musicais, performances circenses, atividades físicoesportivas, saúde bucal, minicursos e o espetáculo “Pão com Ovo” da Santa Ignorância Cia de Artes.

Comemorando essa data tão especial, a instituição realiza nesta segunda, dia 20 de novembro, o Circuito Socieducativo Sesc 70 anos com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, degustação express de receitas preparadas com aproveitamento integral de alimentos,  oficina de confecção de adereços natalinos com material reciclado, oficina de turbantes e auto maquiagem,  distribuição de preservativos e sachês de protetor solar e orientações gerais sobre saúde, além das Unidades Móveis BiblioSesc com atividades de leitura. A programação acontece das 9 às 17 horas, na Praça Deodoro, em frente a biblioteca.

Programação inclui minicurso de adereços natalinos com material reciclado

Reconhecido como um dos principais fomentadores da cultura no estado, no aniversário do Sesc não poderia faltar uma animada programação artística e musical. A partir das 17 horas o público pode apreciar as apresentações da Orquestra Filarmônica Sesc Musicar e Coral Vozes de Sabedoria, performances circenses dos grupos Cia MiraMundo, Cia Cambalhotas, Artistas do Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão e Coletivo Circo tá na Rua do projeto Sesc Circo. O show musical com o Grupo Lamparina, às 18h30, arremata o primeiro dia de celebração dos Sesc 70 anos.

Com um trabalho multifacetado que contempla as áreas saúde, cultura, educação, assistência e lazer, até o próximo domingo, dia 26 de novembro, o público terá acesso a uma mostra dos serviços e atividades oferecidos pelo Sesc no Maranhão na Praça Deodoro, Palacete Gentil Braga, Reserva Ambiental do Itapiracó, Espigão Costeiro e Praça Gonçalves Dias. O espetáculo “Pão com Ovo” da Santa Ignorância Cia de Artes é a atração especial da agenda comemorativa do Sesc no Maranhão e acontece no dia 24 de novembro, às 19 horas, na Praça Deodoro.

 Sesc há 70 anos na vida dos maranhenses

Em 20 de novembro de 1947 o Sesc no Maranhão foi criado como uma instituição destinada a promover uma vida mais digna aos trabalhadores do comércio e seus dependentes. A ideia era oferecer ações que pudessem melhorar a qualidade de vida dos empregados e facilitar os meios para seu aperfeiçoamento cultural e profissional.

São muitas as histórias que o Sesc tem para contar ao longo destes 70 anos. Os protagonistas são os milhares de maranhenses que descobriram o hábito da leitura nas bibliotecas fixas e móveis; conseguiram um sorriso mais bonito no Sesc Saúde e OdontoSesc; se emocionaram nas apresentações artísticas; superaram as próprias expectativas nas corridas de rua ou jogos esportivos; aprenderam as primeiras palavras nos bancos do Sesc Ler; fizeram novos amigos nos grupos de convivência e nas atividades de recreação; curtiram as férias nas programações do Turismo Social; se divertiram nas brinquedotecas; se sentiram úteis como voluntários do Mesa Brasil Sesc.

Com um trabalho social conduzido com muita dedicação, o Sesc comemora suas milhares de histórias com a certeza de estar colaborando para a construção de um estado de mais oportunidades, com cidadãos conscientes de seu potencial, beneficiando não apenas os comerciários, mas também a comunidade em geral.

PROGRAMAÇÃO SESC 70 ANOS

Dia 20/11 – Praça Deodoro

9h às 17h

– Circuito Socieducativo Sesc 70 anos / Estações Educativo Preventivas: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aplicação de flúor, degustação express de receitas preparadas com aproveitamento integral de alimentos,  oficina de confecção de adereços natalinos com material reciclado, oficina de turbantes e auto maquiagem,  distribuição de preservativos, sachês de protetor solar, orientações gerais sobre saúde com distribuição de folderes  informativos.

– Unidades Móveis Projeto BiblioSesc – Atividades de leitura.

 Programação Cultural

17h – Orquestra Filarmônica Sesc Musicar

17h30 – Projeto Sesc Circo – Chegada do Cortejo e

Performances Circenses (Cia MiraMundo, Cia Cambalhotas, Artistas do Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão e Coletivo Circo tá na Rua)

18h – Coral Sesc Vozes de Sabedoria

18h30 – Show com o Grupo Lamparina

 

Dia 21/11 – Praça Deodoro

16h30 – Aula aberta de Karatê

17h – Coral Sesc Sons da Maturidade

17h30 – Projeto Sesc Circo – apresentação de

performance “Realejo” com o artista Gilson César

 

Dia 22/11 – Praça Deodoro

16h30 – Aula aberta de Capoeira

17h30 – Coral Sesc Musicar – Divineia/Maiobão

 

Dia 22/11 – Palacete Gentil Braga / DAC

19h30 – Concerto Sesc Partituras – ‘‘Duo AD’’

Angélica Marques e Daniel Cavalcante

 

Dia 23/11 – Praça Deodoro

17h30 – Projeto Sesc Circo – Performance Voadores Coletivo

Circo tá na Rua

18h – Sesc Saindo da Rotina Especial – Aulão aberto de Zumba

 

Dia 24/11 – Praça Deodoro

16h – Lançamento da Cartilha Sesc Brinquedos e Brincadeiras Populares do Maranhão (Local – Área de Vivencia do Sesc Deodoro)

18h – Apresentação do Grupo de Danças Urbanas Street Master

19h – Espetáculo “Pão com Ovo” – Santa Ignorância Cia de Artes

 

Dia 25/11 – Reserva Ambiental do Itapiracó

16h – Caminhada Sesc 70 Anos

Aulão de Funcional, Zumba e Alongamento

 

Dia 25/11 – Espigão Costeiro

16h às 20h– Feirinha da gratidão

16h às 17h – Performance “Vivência Circense” com Coletivo O circo Tá na Rua/MA

17h às 18h – Espetáculo “O Jacá do Caburé” com Jean Pessoa/RJ

18h às 19h – Espetáculo “Show da Percha” com Cia Circo do Asfalto/SP

19h às 20h – Discotecagem e Mostra de Cenas Curtas

 

Dia 26/11 – Praça Gonçalves Dias

(Concentração em frente à Igreja N. Senhora dos Remédios)

16h – Passeio Cultural “Descobrindo a Cidade a Pé’’

Roteiro: Praça Gonçalves Dias – Praça Maria Aragão – Av. Beira Mar – Praça Pedro II