Programação aos 70 anos do Sesc começa circuito sócio educativo

21/11/2017 às 20:59 por Leonardo Trindade Azevedo

Com a finalidade de reduzir as desigualdades em um país marcado pelas diferenças, há sete décadas o Sesc no Maranhão desenvolve ações em diversas áreas e no aniversário de 70 anos preparou uma semana cheia de atrações especiais para celebrar. A programação que se estende até o dia 26 de novembro, teve início nesta segunda-feira, na Praça Deodoro, com um recorte de algumas das principais atividades desenvolvidas pela instituição nas áreas de saúde, cultura, educação, assistência e lazer. Neste primeiro dia o público participou de minicursos e oficinas práticas até orientações gerais sobre saúde. O dia encerrou com apresentações circenses e musicais.

Entre as atividades sistemáticas oferecidas a população comerciária e a sociedade em geral, a de Educação em Saúde foi a escolhida para abrir a programação. “Nós estamos comemorando 70 anos do Sesc no estado e estamos realizando um grande circuito socioeducativo com várias estações em todos os programas da instituição”, lembrou Patrícia Oliveira, coordenadora de Assistência e Saúde do Sesc.

A disposição vários estandes com profissionais dando orientações ao público, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para fazer uma avaliação clínica, como Renato Augusto, comerciário, que passava pela Praça Deodoro e decidiu fazer um teste de glicemia e levar também preservativos. “Em uma sociedade carente de políticas públicas como a nossa, ações como essa são essenciais, não só o Sesc deveria fazer isso, mas todos deveriam somar foças  para que mais atividades como esta aconteçam”, opinou Renato Augusto.

Outro destaque no primeiro dia de atrações foi a degustação da receita vencedora da 10ª edição do Concurso de Receitas do Mesa Brasil Sesc. A geleia de casca de maracujá foi preparada por uma das 82 instituições participantes do programa. Ao lado da tenda, o público pode mergulhar também no universo da leitura com o BiblioSesc, a biblioteca móvel que possui um acervo de aproximadamente 1.800 livros.

A tarde, trazendo o elemento circense como principal marca da 4ª edição do Sesc Circo, a programação cultural iniciou com um belo cortejo artístico saindo da Praça Nauro Machado composto por uma colorida comitiva com os grupos Cia. Miramundo Produções Culturais, Cia. Cambalhotas, Artistas do Movimento Circo e Teatro de Rua do Maranhão e Coletivo O Circo Tá na Rua.

O desfile que mudou a rotina do fim de tarde do Centro de São Luís encerrou na Praça Deodoro com apresentação de performances e demonstrações de cada grupo, logo após a apresentação musical da Orquestra Filarmônica Sesc Musicar que já estava afinando a noite de comemoração dos 70 anos do Sesc. Em seguida foi a vez das integrantes do Trabalho Social com Grupos com o Coral Sesc Vozes de Sabedoria e o encerramento foi com o grupo maranhense Lamparina.

A programação em comemoração aos 70 anos do Sesc no Maranhão segue aberta até o dia 26 de novembro, e todas as atividades são gratuitas. Na agenda, o público terá acesso a uma mostra dos serviços e atividades oferecidos pelo Sesc no Maranhão na Praça Deodoro, Palacete Gentil Braga, Reserva Ambiental do Itapiracó, Espigão Costeiro e Praça Gonçalves Dias. O espetáculo “Pão com Ovo” da Santa Ignorância Cia de Artes é a atração especial da agenda comemorativa do Sesc no Maranhão e acontece no dia 24 de novembro, às 19 horas, na Praça Deodoro.

Hoje, dia 21 de outubro, as atrações começam a partir das 16h30, entre o Sesc Centro e o Sesc Deodoro. O público pode participar de aula aberta de Karatê, às 17h o Coral Sesc Vozes da Maturidade se apresenta com um repertório que só a uma vida de conhecimento e muita experiência pode proporcionar, e às 17h30, o projeto Sesc Circo traz a performance “Realejo” com a participação do artista Gilson César.

PROGRAMAÇÃO SESC 70 ANOS

Dia 21/11 – Praça Deodoro
16h30 – Aula aberta de Karatê
17h – Coral Sesc Sons da Maturidade
17h30 – Projeto Sesc Circo – apresentação de performance “Realejo” com o artista Gilson César

Dia 22/11 – Praça Deodoro
16h30 – Aula aberta de Capoeira
17h30 – Coral Sesc Musicar – Divineia/Maiobão

Dia 22/11 – Palacete Gentil Braga / DAC
19h30 – Concerto Sesc Partituras – ‘‘Duo AD’’ Angélica Marques e Daniel Cavalcante

Dia 23/11 – Praça Deodoro
17h30 – Projeto Sesc Circo – Performance Voadores Coletivo Circo tá na Rua
18h – Sesc Saindo da Rotina Especial – Aulão aberto de Zumba

Dia 24/11 – Praça Deodoro
16h – Lançamento da Cartilha Sesc Brinquedos e Brincadeiras Populares do Maranhão (Local – Área de Vivencia do Sesc Deodoro)
18h – Apresentação do Grupo de Danças Urbanas Street Master
19h – Espetáculo “Pão com Ovo” – Santa Ignorância Cia de Artes

Dia 25/11 – Reserva Ambiental do Itapiracó
16h – Caminhada Sesc 70 Anos – Aulão de Funcional, Zumba e Alongamento

Dia 25/11 – Espigão Costeiro
16h às 20h– Feirinha da gratidão
16h às 17h – Performance “Vivência Circense” com Coletivo O circo Tá na Rua/MA
17h às 18h – Espetáculo “O Jacá do Caburé” com Jean Pessoa/RJ
18h às 19h – Espetáculo “Show da Percha” com Cia Circo do Asfalto/SP
19h às 20h – Discotecagem e Mostra de Cenas Curtas

Dia 26/11 – Praça Gonçalves Dias
(Concentração em frente à Igreja N. Senhora dos Remédios)
16h – Passeio Cultural “Descobrindo a Cidade a Pé’’ Roteiro: Praça Gonçalves Dias – Praça Maria Aragão – Av. Beira Mar – Praça Pedro II