Sesc Partituras apresenta novo espetáculo musical nesta quarta-feira

21/11/2017 às 19:50 por Leonardo Trindade Azevedo

Com o objetivo de resgatar e difundir a música como linguagem que integra o patrimônio cultural do país por meio da reprodução de canções disponíveis em um acervo virtual com acesso gratuito, o projeto Sesc Partituras promove mais um concerto, dessa vez com o grupo “DUO AD” formado pelo trompetista Daniel Cavalcante e a pianista Angélica Marques. A apresentação acontece nesta quarta-feira, dia 22 de novembro, no Teatro Aldo Leite, localizado no Palacete Gentil Braga, com acesso através da Rua do Passeio, no Centro, às 19h30. O público pode retirar os ingressos 30 minutos antes do espetáculo.

O “DUO AD” é uma parceria realizada entre os dois artistas — Daniel e Angélica — e teve início em 2016 com recitais em São Luís. O grupo tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico-musical bem como a divulgação de obras escritas para o este tipo de formação. O concerto terá também a participação especial de Arlindo Carvalho na percussão e o sexteto instrumental Marabrass, da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”.

No repertório da apresentação, o público vai acompanhar nove interpretações de artistas como Lorenzo Fernández, Osvaldo Lacerda, Henrique Alves de Mesquita, Ernesto Nazareth, Maestro Chiquito e André Lima. O espetáculo é gratuito e os interessados podem retirar os ingressos 30 minutos antes da apresentação.

Artistas

Daniel Cavalcante é mestre em Música pela Universidade de Aveiro, de Portugal e bacharel em Música com habilitação em trompete pela UFPB. Teve seu primeiro contato com música na Banda Marcial do SESI em 1994 e ingressou na Escola de Música do Maranhão em 1995. Foi 1º trompete na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, em 2009, e atuou na Orquestra Sinfônica da Paraíba entre os anos de 2009 e 2010.  Integrou o grupo de música antiga “Camena”, de João Pessoa, na Paraíba, com o qual se apresentou no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, também em 2010. Participou de vários Festivais de Música em diversas cidades brasileiras, e atualmente é professor de trompete da EMEM e membro do Quinteto de Metais do Maranhão (MARABRASS).

Angélica Marques é bacharel em Composição e Regência pela UNESP, especialista em Regência Coral pela UNASP e mestre em música pela Universidade de Aveiro, de Portugal, por onde passou também o trompetista Daniel Cavalcante. A artista também é Regente do Coral da Universidade Federal do Maranhão desde 1996, educadora musical e pianista correpetidora.

Sesc Partituras

O Sesc Partituras é um projeto desenvolvido pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio e realiza ações sistemáticas nos estados através dos Departamentos Regionais. Pensado como uma biblioteca virtual, a iniciativa iniciou em 2007 e desde então preserva e difunde o patrimônio musical brasileiro por meio da digitalização e disponibilização de partituras dos principais compositores brasileiros e também de artistas desconhecidos que ainda não possuem presença marcante no cenário musical do país.

Em 2010, o projeto passou por uma reestruturação visando à ampliação de seu alcance por meio da criação de um site que disponibiliza o acesso gratuito às partituras. Com um sistema eficiente de busca, é uma excelente ferramenta para estudantes, professores, músicos e pesquisadores. Além da consulta, o site www.sesc.com.br/sescpartituras possui um catálogo com informações das composições, visualização e oferece a possibilidade de download integral de cada obra musical.