Docentes do Sesc e da rede pública participam do Seminário de Arte, Cultura e Educação

30/11/2017 às 20:36 por Lideney Ferreira

Com o objetivo de contribuir para a formação complementar de professores, técnicos e instrutores da educação básica do estado, cooperando para a ampliação do repertório de possibilidades metodológicas no aprendizado das artes nos sistemas de ensino, o Sesc no Maranhão realiza de hoje até sábado (2) o Seminário de Arte, Cultura e Educação, com o tema “A arte de (re) inventar o cotidiano – diálogos entre cultura, ensino e aprendizagem das artes na educação básica”, no Sesc Turismo.

Nesta quinta-feira (30) foi realizada a solenidade de abertura, evento que reuniu representantes do Departamento Nacional do Sesc, do Senac, do SESI, do Município, da UFMA, da UEMA e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva.

Cumprimentando os presentes, a Diretora Regional do Sesc, Remédios Pereira, relembrou que todas as ações do Sesc são permeadas pela educação e falou da importância de fortalecer ainda mais essa área. “Aqui somos todos educandos e queremos nos reinventar, ter um novo olhar sobre nosso trabalho e contribuir com a formação dos nosso jovens”, destacou.

Na oportunidade, a Diretora apresentou a coletânea de brincadeiras populares, com pesquisa e texto da dramaturga e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, Michelle Cabral, sobre o rico repertório artístico-cultural das brincadeiras maranhenses amplamente vivenciadas nos espaços coletivos, a exemplo das ruas, praças, bairros e escolas dos municípios do estado do maranhão, sobretudo, na infância.

“O livro tem uma linguagem apropriada para crianças, mas pode ser usado pelo professor em sala de aula como mais um recurso educativo. Parabenizo o Sesc que a cada dia tem cumprido o papel de promover a educação, que seria do Poder Público”, comentou Michelle.

O ponto máximo da programação da manhã foi a conferência “Currículo, trabalho docente e o que acontece em sala de aula”, ministrada pela professora doutora Maria Luiza Süssekind.

Com um extenso currículo, a professora acumula uma vasta experiência em pesquisa, com ênfase em epistemologia, metodologia, currículo, formação de professores e estudos do cotidiano. Em sua apresentação, Maria Luiza, motivou os professores, desmistificou conceitos e arrancou muitos aplausos.

A tarde, a agenda seguiu com oficinas: Música, com Leonardo Moraes; Artes Visuais, com Denise do Espírito Santo; Dança, com Valéria Monã e Teatro, com Davi Cunha, todos convidados do Departamento Nacional. Além de apresentação cultural e a roda de Conversa “Artes Cênicas Maranhense: Diálogos e Contextos”.

Durante os três dias, os participantes irão dialogar sobre cultura e educação como áreas fundamentais para a formação humana e a elevação da qualidade de vida dos sujeitos.

Dia 01/12/2017 | Sexta-feira

9 às 11h – Sessão de Comunicações de Trabalhos
11 às 12h – Palestra “Possibilidades e caminhos do Currículo Ordinário de Artes na Educação Básica” – Leonardo Moraes
12 às 13h – Almoço
13 às 16h – Oficinas

  1. Música – Leonardo Moraes
  2. Artes Visuais – Denise do Espírito Santo
  3. Dança – Valéria Monã
  4. Teatro – Davi Cunha

16 às 16h 30′ – Lanche
15h30 às 16h30 – Painel Sesc – Educação – O que faz o Sesc em Educação no Maranhão?
16h30 às 17h – Apresentação Cultural
17 às 18h – Roda de Conversa “Artes Visuais Maranhense: Diálogos e Contextos”.

Dia 02/12/2017 | Sábado

9 às 11h – Sessões de Comunicações de Trabalhos
11 às 12h – Workshop “Mediação e imaginário: a experiência como processo criativo” – Paula Barros
12 às 13h – Almoço
13 às 15h – Oficinas

  1. Música – Leonardo Moraes
  2. Artes Visuais – Denise do Espírito Santo
  3. Dança – Valéria Monã
  4. Teatro – Davi Cunha

15 às 15h30 – Lanche
15h30 às 16h30 – Mesa de Debate: “A arte de (re) inventar o cotidiano – diálogos entre Cultura, ensino e aprendizagem das Artes na Educação Básica.” Maria Luisa Süssekind, Davi Cunha, Valéria Moña, Denise do Espírito Santo. Mediador: Leonardo Moraes
16h30 às 17h20 – Considerações Finais/Avaliação
17h20 às 18h – Encerramento e apresentações culturais