Idosos do Sesc realizam o tradicional ritual de Queimação de Palhinhas

11/01/2018 às 14:37 por Amanda Machado

A Queimação de Palhinhas, que é vinculada ao Dia de Reis, marca o fim do natal e o início de uma nova jornada. Ritual religioso centenário que homenageia o nascimento do Menino Jesus, essa tradição permanece viva no Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc há 20 anos. A mais recente edição da celebração aconteceu nesta terça-feira, dia 09 de janeiro, no Ginásio do Sesc Deodoro.

Dividido em três atos e com 42 personagens que ganham vida a partir da dedicação e talento dos idosos do Grupo da Unidade Deodoro, o roteiro no Sesc é produzido por dona Esmeralda Silva, de 94 anos. Ela que mora em Humberto de Campo e vem de lá para participar do Grupo de Convivência da Terceira Idade e perpetuar essa tradição para as novas gerações, conta que é uma grande alegria realizar esse ritual que aprendeu ainda pequena com seu pai. Ela também conta com o auxílio de Dona Ildenê Verde, de 81 anos, que também nasceu em Humberto de Campos, mas reside em São Luís e é quem fica responsável pelo ensaio do Pastor Menino Jesus.

A pesquisadora cultural e professora universitária Éster Marques explicou que a Queimação de Palhinhas no Maranhão é mais presente na região da Baixada em cidades como Penalva, Mirinzal e Guimarães, mas infelizmente está se perdendo, porque os grupos são artesanais e dependem de apoio para transmitirem essa tradição. “Instituições como o Sesc, que investem no resgate e fortalecimento da cultura, é que mantém vivo esse lindo ritual”, afirmou.

A Queimação de Palhinhas retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano repleto de bênçãos. As palhas, uma planta chamada murta usada para decorar os presépios, são queimadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.