8º Festival Internacional Sesc de Música transmite espetáculos ao vivo

16/01/2018 às 13:01 por Amanda Machado

O 8º Festival Internacional Sesc de Música, tradicional evento musical, está movimentando a cena cultural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, com doze dias de programação intensa. Até 26 de janeiro serão mais de 50 espetáculos gratuitos, realizados em diversos locais do município e envolvendo toda comunidade. Também serão promovidos 24 cursos, que devem reunir cerca de 300 alunos de diferentes Estados e países, assim como um corpo docente renomado internacionalmente.

Considerado um dos maiores festivais do gênero na América Latina, o Festival Internacional Sesc de Música também poderá ser prestigiado pelo público de fora do Rio Grande do Sul. Serão transmitidos ao vivo os espetáculos de Ensemble Berlin, dia 15 de janeiro; Carlos Malta e Pife Muderno, dia 16 de janeiro; Sexteto Gaúcho e SpokFrevo Orquestra, dia 20 de janeiro, e o espetáculo de encerramento Música de Cinema, com a Orquestra Acadêmica do Festival e regência de Evandro Matté, dia 26 de janeiro. As transmissões iniciam às 20h30 no site www.sesc-rs.com.br/festival.

Destaques da programação

Em sua oitava edição, o Festival Internacional Sesc de Música contará com diversos concertos e apresentações nos mais variados locais, além das classes musicais com professores brasileiros e estrangeiros. O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.

O evento comemora em 2018 o Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas, importante e tradicional espaço de formação da música de concerto. Uma exposição que conta os cem anos de história da instituição no Mercado Público da cidade fica aberta para visitação até o encerramento do Festival.

A programação da oitava edição do Festival Internacional Sesc de Música traz de volta a Oficina de Choro, retomando a música popular instrumental. No curso, serão trabalhados seis instrumentos: violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho, com o auxílio de professores renomados, como Mathias Behrends Pinto, coordenador da Oficina de Choro Santander Cultural. A programação inclui também apresentações do Grupo de Choro.

Já consagrada durante o evento, a série “Festival na Comunidade” segue levando a música a diversos locais públicos e instituições sociais da cidade. Hospitais, escolas, asilos e centros comunitários são alguns dos roteiros traçados para receber espetáculos. Além disso, neste ano, o evento amplia a participação de alunos oriundos de projetos sociais nas aulas e apresentações. Participam do Festival grupos formados a partir de projetos do Sesc de Minas Gerais, Piauí e Sergipe, além  da Orquestra do Areal, de Pelotas.

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural das Universidades Federal e Católica, Faculdade Senac, Unisinos, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa,  Expresso Embaixador, Arroz Extremo Sul, Biri Refrigerantes e Café 35. Informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.