Arte e educação: Alunos de ensino médio aprendem sobre a história das artes cênicas em exposição do Sesc

23/02/2018 às 20:47 por Amanda Machado

A abertura da exposição “Antunes Filho: o Poeta da Cena” e o conhecimento e experiências dos professores Luís Pazzini e Ivy Faladeli sobre a trajetória de um dos maiores dramaturgos brasileiros foi palco para a aula de artes dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Lúcia Chaves, da Vila Esperança, nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro. O acervo de propriedade do Sesc São Paulo fica ao aberto ao público ludovicense até o dia 29 de março.

Desenvolvendo um trabalho educativo na área cultural que busca difundir, mas também instigar a reflexão, o Sesc abriu seu calendário de artes visuais de 2018 com a exposição fotográfica “Antunes Filho: o Poeta da Cena. Composta por 22 fotografias em preto e branco, a mostra é um recorte da trajetória de Antunes Filho na dramaturgia nacional.

Surgindo na cena teatral em 1978, no teatro São Pedro (SP), com a peça Macunaíma, adaptação da obra de Mário de Andrade, o diretor Antunes Filho fez história com a sua arte engajada em plena ditadura militar e ganhou o palco de vários países. Considerada uma das produções teatrais mais importantes daquela década, retrata o “herói sem nenhum caráter” e suas viagens e vivência entre a selva e a urbe, entre uma era primitiva e a modernidade.

O professor Luís Pazzini também morava em São Paulo naquela época e dava os primeiros passos no universo das artes cênicas. Ele contou com detalhes e muita emoção o marco que foi Macunaíma para a história do teatro brasileiro e também mundial. “A arte vanguardista de Antunes Filho, a proposição de uma nova estrutura cênica e a formação de uma nova geração de atores com a Companhia Paulista de Teatro (CPT) inaugurou uma nova era no teatro e abriu novas perspectivas ao fazer artístico. Ele é uma grande inspiração para todos nós”, revelou.

Para o aluno Gustavo Castro (17) a primeira visita a uma exposição artística foi marcante e surpreendente. Ele afirmou que não conhecia o autor, apesar da inclinação à linguagem teatral, mas ficou encantado com o trabalho e talento de Antunes Filho. Bruna Moreno(17) também ainda não tinha visitado uma mostra e revelou que gostou muito do registro do fotógrafo Emidio Luisi. Dentre as preferidas da jovem está o que retrata o espetáculo Nelson Rodrigues, o retorno (1981).

A professora Darcy Sousa falou da importância da parceria com o Sesc para uma aula mais enriquecedora. “Dividimos as quatro linguagens por período e nesta manhã eles tiveram a oportunidade de ter contato com duas delas e colocar em prática o tripé da educação em artes: teoria, prática e experimentações”, explicou.

O público pode conferir o trabalho gratuitamente até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e 13h30 às 17h. A Sala Sesc de Exposições fica localizada no Edifício Francisco Guimarães e Souza, Av. dos Holandeses, ao lado da Auvepar. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (98) 3216-3830 ou pelo email galeriadeartesescma@gmail.com