Sesc realiza VI mostra Amazônia das Artes no Maranhão

05/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

O mês de agosto chegou e com ele, o projeto de grande relevância para a cultura de São Luís: a 6ª edição do Sesc Amazônia das Artes. Será quase um mês dedicado a música, a dança e ao teatro. A abertura aconteceu na última sexta-feira, 2 de agosto com o vernissage da exposição “Meu Álbum de Retratos, da paraense Keyla Sobral, em cartaz até o próximo dia 27, na Galeria de Arte do Sesc Administração, das 9h ás 17 horas. 


Além da exposição, o Sesc Amazônia da Artes também possui uma ampla programação de espetáculos teatrais, de dança e apresentações musicais que acontecem do dia 14 até o dia 23, o público vai poder conferir nos palcos do Teatro Arthur Azevedo, João do Vale e Alcione Nazaré e Praça Nauro Machado as mais variadas expressões artísticas das diversas localidades que compõem o projeto.


Para abrir a temporada de apresentações do Amazônia das Artes 2013, na próxima quarta-feira (14), o talento maranhense dá as boas vindas à mostra com a apresentação do Espetáculo Teatral “Palita Presepada em: O Piequenique”, com a Cia MiraMundo (MA), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo.


Dando continuidade as apresentações, o grupo paraense Charme do Choro sobe ao palco na quinta-feira (15), com o show musical “O Charme do Choro”, a apresentação acontece às 20 horas, no Teatro João do Vale.


Na sexta-feira (16), a dramaturgia toma conta do palco do Teatro Arthur Azevedo, com o espetáculo “Mãe – In Loco”, da Cia Cacos de Teatro (AM), o grupo se apresenta a partir das 20h.


No sábado (17), o movimento e ritmo da dança encantam o público no palco do Teatro Alcione Nazareth com o Espetáculo “Divertissement”, do Grupo amapaense Graham. A apresentação acontece a partir das 18h.


E para fechar o primeiro fim de semana do Amazônia das Artes, o ritmo e a harmonia do espetáculo de dança “Do Repente”, com Lamira Cia de Dança (TO), no domingo (18), a partir das 17h, na Praça Nauro Machado.


Na segunda (19), toda a liberdade do Espetáculo Teatral “Avoar”, do Grupo Raízes do Porto (RO). A peça aborda a história de crianças cansadas de brincar dentro de casa com videogames e computadores e resolvem sair de seus prédios e brincar na rua, a partir das 18h, no Teatro Alcione Nazareth.


O talento do Maranhão e Piauí toma conta do palco do Arthur Azevedo na terça-feira (20), com os shows musicais “Inomorô”, do Grupo Afrôs (MA) e o show “O Piauí Contando História”, com Vagner Ribeiro do Grupo Valor de PI (PI). As apresentações acontecem a partir das 19h.


Na quarta-feira (21), o público confere a partir das 19h, no Teatro Arthur Azevedo a apresentação teatral “Solamente Frida”, da Cia Garotas Marotas (AC). A inspiração para a montagem da peça é a pintora surrealista Frida Kahlo, mexicana famosa mundialmente por seus autoretratos.


A música é a grande dama na quinta-feira (22), no Teatro João do Vale, a partir das 19h se apresentam os shows musicais: “Contos Cotidianos”, com o Grupo Pé de Ginja (MA) e show musical “A Primeira Viagem”, com o Grupo Jamrock (RR).


E, para encerrar a 6ª edição do Amazônia das Artes em grande estilo na sexta-feira (23), se a presentam no Teatro João do Vale, a partir das 19h os shows musicais “Louva-Deus, Centopéia e Sabiá”, com Milla Camões e banda (MA) e o show musical “Monofoliar”, do Grupo Monofoliar (MT).


As apresentações do Amazônia das Artes são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria. Quem desejar colaborar com o programa Mesa Brasil Sesc, pode doar 1kg de alimento não perecível na entrada.


O projeto Sesc Amazônia das Artes tem como objetivo estimular e difundir a produção artístico-cultural dos estados que integram a Amazônia Legal. Como uma forma de intercâmbio cultural, a mostra artística acontece nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e no Maranhão.