Sesc dá início ao Balaio de Sotaques com apresentações na Raposa

20/06/2014 às 00:00 por Viviane Franco

É tempo de bandeirinhas, comidas típicas, brincadeiras folclóricas e muita animação. A maior festa popular do Maranhão já começou e nos terreiros uma mistura de cores, ritmos e sabores dão vida ao São João. No Sesc, o tradicional Balaio de Sotaques reúne este ano 49 atrações em São Luís, oferecendo para o público toda a beleza cultural maranhense: quadrilha, bumba-meu-boi, cacuriá, tambor de crioula, shows musicais e espetáculos artísticos. E esta edição traz consigo uma novidade: a abertura da programação junina do Sesc acontece na Quadra Sesc Comunidade, na Raposa, este sábado (21), a partir das 19 horas.


A comunidade da Raposa recebe pela primeira vez o Balaio de Sotaques. Na programação duas atrações prometem movimentar a plateia: Show Musical “Tamboreando”, do artista Marcus Garcia, às 19h, e a apresentação do Boi de São Simão, às 20h. A festança acontece na Quadra Sesc Comunidade, localizada na avenida principal da Raposa, e é aberta ao público.


Dando continuidade à comemoração, a brincadeira é retomada na Unidade Deodoro dia 23 de junho, com a apresentação da Dança Portuguesa Filhos de Lisboa das 12h30 às 13h30. A partir do dia 24 de junho, data em que as homenagens são dirigidas ao santo que dá nome ao festejo: São João, o Sesc Deodoro e Sesc Turismo (no Olho D’Água) iniciam a programação tradicional do arraial.


No Sesc Deodoro a festa começa às 18h com o Tambor de Crioula “Brinquedo de São Benedito”, seguido do Cacuriá de D. Teté, Boi de Axixá e fechando a noite com o belo espetáculo da Cia. Barrica. Já no Sesc Turismo, a partir das 20h, enquanto os grupos Quadrilha Flor da Amizade, Cia Encantar, Boi Brilho da Terra e a gravação do DVD do Boi de Axixá encantam toda a família, o show musical do Kambada do Forró acontece na Praça do Sol, uma ótima opção para quem gosta de dançar forró pé-de-serra.


A programação prossegue até o dia 27 de junho no Sesc Deodoro e dia 28 no Sesc Turismo. Além das atrações, o Balaio de Sotaques também oferece barraca típica com brincadeiras tradicionais do período, como pescaria e jogos de argolas, para a criançada e deliciosas comidas típicas. A entrada é gratuita, mas quem desejar colaborar com o Programa Mesa Brasil pode doar um quilo de alimento não-perecível, que será revertido em refeições nas instituições sociais assistidas pelo Sesc. Toda a programação do Balaio de Sotaques está disponível no www.sescma.com.br