São João do Sesc: Inscrições abertas para grupos artísticos e artesãos até 12 de maio

10/05/2017 às 14:21 por Amanda Machado

O Sesc está com inscrições abertas para o credenciamento de propostas artísticas para compor a programação do período junino deste ano. Podem concorrer grupos de bumba-meu-boi, grupos de danças, grupos cênicos, artistas, grupos musicais e artesãos. Com editais para o Balaio de Sotaques 2017 em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias, os interessados têm até o dia 12 de maio para garantir a sua participação no seletivo.Confira os editais aqui

Em São Luís, o Sesc recebe inscrições de boi de orquestra, boi de matraca, boi da baixada, boi de costa-de-mão, boi de zabumba e boi alternativo na modalidade grupos de bumba-meu-boi. Na categoria grupos de danças podem participar tambor de crioula, quadrilha junina caipira, dança do cacuriá, dança do coco, dança portuguesa, dança do boiadeiro e companhias de danças alternativas. Também serão selecionados artistas e grupos musicais com repertório de músicas alinhadas ao período junino e autoral, dupla caracterizada com personagens folclóricos para performance durante ações educativas e preventivas de saúde e artesão para criação e produção de 600 (seiscentos) suportes com motivos juninos para armazenar material informativo e educativo.

Em Itapecuru-Mirim podem se inscrever na modalidade bumba-meu-boi apenas grupos de boi de orquestra, enquanto em dança, para grupos de outros municípios do estado e grupos de Itapecuru, as inscrições são para quadrilha junina caipira, quadrilha junina estilizada, dança do cacuriá e companhia de danças alternativas. Apenas grupos locais de tambor de crioula podem participar do seletivo para o Balaio de Sotaques no Sesc Itapecuru.

 Já em Caxias, na modalidade bumba-meu-boi, o Sesc recebe inscrições de boi de orquestra, boi de matraca, boi da baixada, boi de costa-de-mão, boi de zabumba e boi alternativo de outros municípios do estado. Para grupos locais, o único sotaque que pode participar do seletivo é o boi de orquestra. Na modalidade dança de outros municípios do Maranhão podem se inscrever dança do cacuriá e companhia de danças alternativas, enquanto na de danças locais podem participar do seletivo para compor a programação junina do Sesc os grupos em formato de quadrilha junina caipira, quadrilha junina estilizada e companhia de danças alternativas. O Sesc Caxias também está com inscrições abertas para grupos cênicos, artistas e grupos musicais com no mínimo três integrantes.

 O ato de inscrição se dará através de preenchimento de formulário padrão disponibilizado no endereço eletrônico www.sescma.com.br/editais, apresentação de cópias impressas de todos dos documentos previstos em edital e CD com gravação de todos os arquivos da proposta e seus anexos, com entrega direta dos mesmos em envelope lacrado, na Sala de técnicos de Cultura na Unidade Sesc Deodoro, na Av. Silva Maia, nº 164, Centro, CEP 65.020-270 – São Luís – MA, Telefone: (98) 3216-3853/3860, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 17h.  As propostas deverão ser entregues até às 18 horas do dia 12 de maio de 2017.

Os grupos oriundos do interior do estado do Maranhão interessados em participar da programação de São Luís deverão enviar pelo correio, com Aviso de Recebimento (AR), suas inscrições impressas para: PROJETO BALAIO DE SOTAQUES 2017Sesc Deodoro/Sala de técnicos de Cultura; Av. Silva Maia, nº 164, Centro, CEP 65.020-270 – São Luís – MA, Telefone: (98) 3216-3853/3860, no horário das 8h às 12h e de 13h às 17h.

 Após análise da Curadoria, a lista de propostas credenciadas para a programação junina do Sesc será publicada oficialmente no dia 1 de junho de 2017 em Resultados de Credenciamentos no site do Sesc no Maranhão. É importante ressaltar que o credenciamento do grupo/artista não assegura a sua contratação, uma vez que a mesma ocorrerá de acordo com a necessidade e programação do Projeto Balaio de Sotaques 2017.