“A beira de…” é a atração desta terça do Palco Giratório

29/05/2017 às 14:37 por Leonardo Trindade Azevedo

O espetáculo de dança é gratuito e tem classificação livre

O Sesc inicia mais um ciclo de apresentações do projeto Palco Giratório em São Luís nesta terça-feira, dia 30 de maio. Na programação que acontece a partir das 19 horas, no Teatro Alcione Nazareth, o espetáculo de dança “A beira de…”, com criação e interpretação de Silva Moura/CE. A apresentação tem entrada franca e classificação livre.

Com 40 anos dedicados à dança, a bailarina Silva Moura mostra todo seu talento e vigor em cena no espetáculo “A beira de…” A produção trata especificamente de uma relação de causalidade provocada entre artista e plateia enquanto o solo é apresentado. “É proposto que o espectador segure objetos que possam cair e ainda escolher que parte do trabalho deve ser iluminada”, diz Silvia, reforçando que a interação com a plateia é marca do espetáculo. Se apropriando da palavra e de objetos íntimos, a bailarina constrói movimento, narrativas e memórias coletivas abordando temas para se discutir atualmente, como consumo, casualidade e a relação com a rua.

Com um repertório corporal que reúne momentos de paixão, resistência e desafios na arte da performance, Silvia se interessa pelas interfaces de diferentes linguagens artísticas. A exploração de novos modelos artísticos nas apresentações de Silva Moura não é por acaso, a bailarina que já colaborou na fundação de grupos de dança que atuaram em pesquisas para fomentar e dinamizar o conhecimento artístico, também já surpreendeu o publico ao realizar um trabalho de pesquisa em Penitenciárias durante o período de 2002 a 2006, resultando em vários trabalhos premiados, entre eles o Cala-Te Corpo, em 2004, com a Bolsa de Pesquisa da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Com uma disposição para a militância artística, a bailarina também é uma das vozes ativas do Fórum de Dança do Ceará e uma das referências do Movimento Arte e Resistência (MAR), criado em 2012, a partir do Fórum das Linguagens, congregando os artistas em ações e manifestações públicas pelo direito ao acesso à cultura e em defesa dos agentes culturais.