Sesc realiza programação junina no Liceu Maranhense

21/06/2017 às 20:25 por Amanda Machado

Com várias atrações, o evento é aberto ao público

São Luís respira alegria com o colorido do período junino no Balaio de Sotaques 2017. Promovendo um encontro de gerações, o Sesc realiza nesta sexta-feira, dia 23 de junho, o “Arraial para Idosos e Alunos do Liceu” com uma animada programação. O público brincar São João aos ritmos variados das apresentações folclóricas a partir das 15 horas.

A tarde começa com muita dança, canto e sons dos tambores com um dos maiores símbolos da resistência e luta pela emancipação da comunidade negra e suas origens no Maranhão. O “Tambor de Crioula do TSI”, fruto de um dos trabalhos sociais que o Sesc desenvolve no Maranhão com integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Deodoro, mostra toda a força e beleza dos movimentos.

Logo em seguida, os integrantes do Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc Deodoro e Sesc Turismo apresentam duas danças que nasceram a partir das aulas de teatro ministradas pela instrutora Marinildes Brito. A “Dança da Peneira” chama a atenção para as primeiras atividades rurais desenvolvidas pelos colonos no Brasil, destinadas à colheita de alimento por meio da expressão corporal e dramatização, enquanto a “Dança do Arco de Fitas” explora a diversidade cultural brasileira.

A partir de 16 horas é o momento de dançar bem agarradinho ao som da voz de Ruam Duanny com o show “Pé de Serra e Forró Boi”. Ruam Duanny é um jovem cantor maranhense que divulga as belezas do folclore do estado através das suas composições.  No final da tarde, às 17 horas, o espetáculo abre espaço para as apresentações especiais preparadas pelos alunos do Liceu Maranhense.

A programação traz ainda três apresentações de Bumba-Meu-Boi, brincadeira mais característica do São João maranhense. O “Boizinho Caisi – Vida Ativa” é o primeiro a mostrar toda a sua beleza e encanto, seguido do “Boi Brilho do Sesc”, que durante a temporada junina encanta os mais variados públicos com apresentações em hospitais, casas de repouso, creches e outras instituições sociais. E fechando a noite, às 19 horas, a alegria fica por conta do “Boi Upaon-Açú”, grupo de sotaque de orquestra com 24 anos de tradição.

Balaio de Sotaques 2017

E no Sesc a magia do São João ganha um brilho a mais. Os visitantes podem contribuir para o combate da fome e desnutrição, importante missão social do Programa Mesa Brasil Sesc desempenhada há mais de dez anos no Maranhão, doando 1 quilo de alimento não perecível.

Com uma agenda educativa, o Balaio de Sotaques inclui ainda ações recreativas tradicionais do período para crianças e Campanhas de Educação em Saúde com orientações preventivas para deixar o São João mais animado e saudável.

ARRAIAL PARA IDOSOS E ALUNOS DO LICEU

23.06 (Sexta-feira)/Liceu/Centro

15h – Tambor de Crioula do Sesc

15h15 – Grupo de Teatro Dança da Peneira – TSI Dedoro

15h30 – Grupo de Teatro Dança do Arco – TSI Turismo

15h45 – Boizinho Caisi / Vida Ativa

16h – Show com Ruan Duany

17h – Danças do Liceu

18h –  Boi Brilho do Sesc (O)

19h –  Boi Upaon-Açú (O)