​​Abertura do Seminário Palco Giratório 20 Anos e espetáculos no terceiro dia da 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

03/11/2017 às 12:40 por Clariana Wolff Ribeiro Bezerra

Nesta sexta-feira, 3 de novembro, a 12ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes recebe o Seminário Palco Giratório 20 Anos com o objetivo de ampliar os debates fomentados na área das artes cênicas ao longo dessa trajetória. O evento inicia a partir das 14h, no Cine Praia Grande​,​ e acontece ​até 5 de novembro, contando com seis mesas de diálogos compostas por convidados locais e nacionais que trarão temas e reflexões relevantes sobre a política de cultura.

​Na abertura  a mesa de diálogos “Gestão e Produção Cultural: desafios em tempos de incertezas”, formada por Sidnei Cruz, encenador e gestor cultural no Rio de Janeiro, Mariana Pimentel, assessora de artes cênicas do Departamento Nacional do Sesc, Gilberto Martins, mestre em Artes Cênicas do IFMA e mediação de Isoneth Almeida, coordenadora de cultura do Sesc no Maranhão. Logo após, ocorrerá o debate “Políticas para a Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas no Brasil”, com Francis Wilker, mestre em Artes Cênicas na UFCE, Soraya Portela/PI, artista e perfomer; Marcelo Flecha, diretor e dramaturgo maranhense e o mediador, Jan Moura, coordenador de cultura do Sesc no Mato Grosso.

Para o público infantil, no Teatro Municipal da Cidade de São Luís, às 15h​,​ será realizado o espetáculo de narração de histórias ”Foi coisa de Saci” (classificação 07 anos)​, com a Cia. Conta Causos/SC, que promete encantar o público ao passear por histórias da nossa gente brasileira que jura que viu, ouviu e até já prendeu o danadinho do Saci na garrafa. Neste mesmo dia, no Anfiteatro Beto Bittencourt,ao lado do Odylo Costa Filho, às 17h30, com classificação livre, acontecerá a apresentação da Cia. Cambalhotas/MA, “Sganarelle e o amor de Suzete”, que fala da paixão de Sganarelle por Suzete e sua aventura em busca do maior peixe vermelho do mundo para conquistar o coração de sua amada.

Finalizando a rodada de espetáculos, às 19h, na Guest House, o BemDito Coletivo Artístico/MA, apresentará “Sintética, Idêntica ao natural”, onde Cintia Sapequara mostra outras faces da sua moeda em um espetáculo-situação que vai além das fronteiras entre natural e artificial, real e virtual, orgânico e inorgânico, sujeito e objeto, carne e espuma. Após o espetáculo, quem quiser aproveitar a sexta-feira na 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes  pode se dirigir ao Buriteco Café, na rua Portugal, onde estará acontecendo uma discotecagem com Gê Viana e Thadeu Macedo.

A 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece até o dia 9 de novembro em diversos espaços da capital e busca inovar e diversificar o circuito cultural local com uma agenda que integra artes visuais, artes cênicas, literatura, dança, circo e música, incluindo expressões da cultura popular regional. A programação completa é gratuita e pode ser acessada https://aldeiasescguajajaradeartes.blogspot.com.br