Programa Mesa Brasil Sesc no Maranhão é exemplo de responsabilidade solidária

26/02/2018 às 14:19 por Ribamar Cunha

Há 15 anos contribui para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atua na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos

O Brasil desperdiça 41 mil toneladas de alimentos anualmente, quantidade que se não fosse perdida daria para alimentar 25 milhões de pessoas/dia. Perdas que acontecem em 10% na colheita, 30% durante o transporte e armazenamento, 50% na comercialização e 10% nos domicílios (comida que vai para o lixo). Diante desses dados que impactam na vulnerabilidade social e insegurança alimentar, mas acima de tudo com o propósito de contribuir para reverter essa situação, foi que o Serviço Social do Comércio (Sesc) teve a iniciativa de criar o Programa Mesa Brasil.

O Sesc compreendeu não ser possível que em um país como o Brasil, considerado grande celeiro agrícola, produtor mundial de alimentos, que 7 milhões de pessoas passem fome e cerca de 30 milhões sejam subnutridos, tendo então criado, em 2003, essa rede solidária que é o Mesa Brasil.

Nesse eixo de compromisso social que faz parte de sua missão desde a sua criação, em 1947, o Sesc no Maranhão implantou o Programa Mesa Brasil, que existe há 15 anos, com a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício no estado.

O Programa desenvolve ainda ações educativas nas áreas de nutrição e serviço social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a educação alimentar e fortalecer as entidades assistidas.

Uma rede que envolve parceiros estratégicos e fundamentais para a colheita urbana de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis e produtos de higiene e limpeza que são entregues diretamente às entidades assistenciais cadastradas no sentido de diminuir as carências nutricionais de crianças, adultos e idosos, promovendo, portanto, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, em uma perspectiva de inclusão social.

Em 2017, o Mesa Brasil Sesc conseguiu arrecadar 443.465 quilos de alimentos, que foram distribuídos a cerca de 14 mil pessoas, em São Luís e Caxias, municípios de atuação do Programa. Em nível de Brasil, o Programa arrecadou e distribuiu 40 mil toneladas de alimentos em benefício de 1.458.002 pessoas.

 “Contamos atualmente com 36 empresas parceiras em São Luís e Caxias que acreditam na seriedade, transparência e no impacto social do Mesa Brasil, cuja doação atende quase 100 entidades sociais cadastradas, assistindo a milhares de pessoas carentes, de certo os maiores beneficiados por essa ação solidária”, declarou a diretora Regional do Sesc no Maranhão, Maria dos Remédios Serra Pereira.

O Grupo Mateus é um desses parceiros do projeto. “O compromisso e responsabilidade social fazem parte da cultura do grupo Mateus, são marcas do nosso DNA desde os primeiros passos da empresa. Daí a decisão de acreditar,  apoiar e colaborar com o projeto Mesa Brasil. A luta pela segurança alimentar dos menos favorecidos e racionalização de recursos naturais deve ser de toda a sociedade”, ressaltou o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus.

O Atacadão, maior rede atacadista do Brasil, com 135 lojas de autosserviço e 22 atacados de distribuição, também é um parceiro estratégico do Mesa Brasil, com a doação de hortifrúti, biscoitos, macarrão e outras massas, além de roupas, sapatos, fraldas, leite e brinquedos quando da realização de campanhas de solidariedade.

Segundo a analista de Recursos Humanos do Atacadão em São Luís, Carla Valéria Penha Washington, essa é uma parceria de grande valor humanitário, que atende as pessoas mais necessitadas, além de reforçar a responsabilidade social tanto da empresa quanto do Sesc.

A Escola Comunitária Ayrton Senna, fundada em 1999, e localizada na Vila Palmeira, atende crianças de 2,5 a 5 anos de idade, e desde o início do Programa Mesa Brasil é atendida sistematicamente (por semana) com a distribuição de alimentos para reforçar o lanche dos alunos. E quando há excedente, as famílias dessas crianças também são beneficiadas.

Para a gestora da escola, Kelma Kerlini Araújo Correa, essa parceria com o Sesc é fundamental por garantir lanches para as crianças todos os dias, até porque muitas delas não têm nem o que comer. “Esperamos continuar com essa parceria com o Mesa Brasil, que na ausência do poder público, é quem nos está dando o apoio na complementação alimentar de nossas crianças”, declarou, ao parabenizar o Sesc por essa iniciativa.

Encontro de Parceiros

No dia 23 de março, está prevista a realização da 6ª edição do “Encontro de Parceiros do Programa Mesa Brasil”, no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. O evento tem como objetivo prestar contas e reconhecer a parceria das empresas com o Programa Mesa Brasil.

Empresas parceiras em São Luís

24º BIL
AMDA
Grupo Mateus
Atacadão
CDM Damasceno
Central das Frutas
Central do Maracujá
Comercial Tita
Comercial Arte-Vida de Alimentos
Comercial DLKL
Companhia Da Batata
COMPHEX
Conab
Corpo de Bombeiros
DALL´AGNOL
F.A.R. da Silva Comércio
Frango Americano
G. S. de Almeida (Daterra – Ceasa)
IBAMA
JCJ Comércio Ltda
JES Abreu Guimarães
KINIL Distribuidoras de Salgados
Luna e Pinheiro LTDA (Aroma e Sabor)
M. Dias Branco S.A. Ind. Com. Alimentos
Makro
Morepan
Olívio J. Fonseca
SEMA – Secretária de Estado do Meio Ambiente
Thor das Batatas (Ceasa)
Três corações
Transportadora Rapidão Cometa
União de Moradores Força do povo do povoado de Arraial

Empresas parceiras em Caxias

Comercial Carvalho
Conab
SINDSEP
Verdurão Fortaleza