Sesc Partituras: Clássicos da música interpretados pela Orquestra de Violões da UEMA-EMEM

18/04/2018 às 20:15 por Samya Ribeiro

Ofertando atividades de formação e aprimoramento na área da música, e, sobretudo, fomentando a produção, circulação e difusão de projetos artísticos, no dia 26 de abril acontece mais uma edição do Concerto Sesc Partituras. Apresentando a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, o evento é gratuito e acontece a partir das 19 horas, no Teatro Aldo Leite, Centro.

O Sesc Partituras constitui-se em uma biblioteca virtual de música em constante atualização, carregada de obras transcritas por meio de programas de editoração musical. O acervo contempla canções de várias gerações do Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje, as quais muitas até então eram apenas pertencentes a acervos particulares. O projeto também traz obras de compositores contemporâneos ainda poucos conhecidos, instituindo-se como um palco de difusão da diversidade musical brasileira, além de integrar programações desenvolvidas em todo o país pelos Departamentos Regionais.

O repertório da primeira apresentação do Sesc Partituras em 2018 incluem canções de obras compiladas na biblioteca do projeto Sesc como Fim de Tarde (César Lima), Valsa para Violão (Quincas Laranjeira) e Romanceiro (Edino Krieger), interpretadas pela Orquestra de Violões da UEMA-EMEM sob a regência do maestro Roberto Froes.

A orquestra surgiu da iniciativa do professor mestre Roberto Froes ao ministrar a disciplina de violão, que passou a organizar repertórios de Duos, Trios e Quartetos do instrumento. Em 2014, os alunos desejaram tornar a atividade permanente dentro da escola e, após a participação na homenagem aos 40 anos da EMEM, diversos estudantes e ex-estudantes sentiram-se motivados a fazer parte do grupo.