Circuito Sesc Amazônia das Artes segue com intercâmbio e espetáculo teatral

15/05/2018 às 15:03 por Samya Ribeiro

O projeto de maior difusão cultural da Amazônia Legal, o Sesc Amazônia das Artes, segue com suas atrações em São Luís. No dia 15, a programação fica por conta do Intercâmbio Intervenção, na troca de experiências entre Rafael Barros, de Rondônia e da artista local Jura Mendes, da Companhia Mira Mundo, das 14 às 17 horas, no Sede da Tapete Criações. À noite, acontece o espetáculo teatral “Oração para um pé de chinelo”, do Acre, que retrata a relação conflituosa entre um ex-criminoso, uma prostituta e um marginal, na busca desenfreada pela sobrevivência. A peça, escrita em 1969 por Plínio Marcos, será apresentada às 19 horas, no teatro Alcione Nazaré, Praia Grande. Todas as atrações são gratuitas.

A programação desta terça-feira do Sesc Amazônia das Artes inicia às 14 horas com um intercâmbio que promove um diálogo entre o artista rondoniense Rafael Barros que está circulando pelo projeto e artista local Jura Mendes. Na ocasião os artistas irão trocar experiências sobre a composição de suas ações performáticas e de suas pesquisas que percorrem temas como as trans-identidades e a relação entre corpo, gênero e memória. O intercâmbio será aberto ao público para intensificar esse compartilhamento de conhecimento e irá ocorrer na Sede da Tapete Criações Cênicas, localizado na Praia Grande.

A noite, o palco do Teatro Alcione Nazaré recebe o jogo dramático do espetáculo “Oração para um Pé de Chinelo”. O texto de Plínio Marcos do ano de 1969 tem comprovado sua atualidade na circulação quando aborda o universo energético da violência e da desesperança que é conhecido de muitos, mas somente o teatro consegue conduzir à reflexão de uma maneira que escapa às tentações maniqueístas e paternalizantes.

O espetáculo oriundo do Acre conta a história do bandido Bereco que, após um latrocínio, foge de um esquadrão da morte formado por policiais, e encontra abrigo no barraco do alcoólatra Rato, delator e tuberculoso, e o encontra acompanhado pela prostituta Dilma. Bereco aposta, como uma tábua da salvação, na possibilidade da uma rendição sem violência através dos vínculos de delação que os policiais supostamente teriam com Rato.

O medo e a iminência da morte estabelecem um jogo desesperado pela sobrevivência destes personagens à margem da sociedade. Encurralados pelo desespero e desconfiança mútua, o espaço para a ação e os pactos tornam-se estreitos e movediços. Rato e Dilma só querem fugir da armadilha adotada como única condição de sobrevivência por Bereco.

PROJETO

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura dos estados que compõem a Amazônia Legal, que viabiliza a circulação de um recorte da produção artística realizada no cenário cultural dessa região e do Piauí, tornando-se assim um instrumento de transformação e também de desenvolvimento dessa produção artística.

Em 2018 o projeto irá contratar 14 trabalhos artísticos sendo que 11 desses trabalhos circularão em 10 cidades e 10 Estados. Dentre os trabalhos selecionados, contaremos também com a realização de 10 mostras de cinema com a exibição de cinco filmes selecionados pela curadoria e mais dois filmes de produção local. Teremos a realização de 18 oficinas, 13 intercâmbios, oito conexões e um Fórum de Cinema que possibilitará 33.255 produções.

DIA 15/05 (TERÇA-FEIRA)

Intercâmbio Intervenção (MA/RO)
Horário: 14 às 17 horas
Local: Sede da Companhia Tapete Criações Cênicas/ Praia Grande

[Teatro] Espetáculo teatral “Oração para um pé de chinelo” (AC)
Horário: 19 horas
Local: Teatro Alcione Nazaré/ Praia Grande
Classificação: 12 anos