Espetáculo maranhense é destaque da circulação Sesc Amazônia das Artes

17/05/2018 às 20:37 por Lideney Ferreira

Com um enredo denso que explora as emoções e envolve o público durante 100 minutos de encenação, o espetáculo “Atenas: Mutucas, Boi e Body”, com a Santa Ignorância Cia de Artes é o representante maranhense na edição 2018 do Sesc Amazônia das Artes. Com apresentação gratuita a peça acontece nesta sexta-feira (18), às 19 horas, na Casa do Maranhão.

De autoria de Lauande Aires e Igor Nascimento, a peça de gênero tragédia trata das relações cotidianas da fictícia Vila de Atenas. No centro da trama está Rosário, responsável pelo bordado do principal festejo da comunidade. Mas, revoltada com as atitudes desta para com ela e seu filho, resolve desobrigar-se de uma promessa e impor um castigo à Vila.

A encenação híbrida cruza referências realistas, simbólicas e construtivistas e coloca o espectador em variados espaços, numa estética que busca novos olhares sobre as cidades e as sucatas materiais e humanas que estas produzem.

A produção apoia-se na triangulação tragédia, bumba-meu-boi e Atenas brasileira (epíteto da cidade de São Luís) e visa, através de uma peça de teatro (lugar de onde a cidade se vê), apresentar uma discussão cênico-musical entre as relações cívico-mítico-religiosas das cidades com seus cidadãos utilizando-se dos heróis anônimos do folguedo popular como porta-vozes dos conflitos contemporâneos, a exemplo dos “rituais de justiçamento” que ocorrem no país.

A montagem realizada em parceria pela Santa Ignorância Cia. de Artes e Petit Mort Teatro é a segunda parte da Trilogia do Boi iniciada em 2010 com O Miolo da Estória. A pesquisa teve seu início em 2011 e assenta-se teoricamente nos eixos histórico, antropológico e procedimental, envolvendo conhecimentos em artes, sociologia, política, direito, filosofia, antropologia e mitologia.

PROJETO

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura dos estados que compõem a Amazônia Legal, que viabiliza a circulação de um recorte da produção artística realizada no cenário cultural dessa região e do Piauí, tornando-se assim um instrumento de transformação e também de desenvolvimento dessa produção artística.

Em 2018 o projeto irá contratar 14 trabalhos artísticos sendo que 11 desses trabalhos circularão em 10 cidades e 10 Estados. Dentre os trabalhos selecionados, contaremos também com a realização de 10 mostras de cinema com a exibição de cinco filmes selecionados pela curadoria e mais dois filmes de produção local. Teremos a realização de 18 oficinas, 13 intercâmbios, oito conexões e um Fórum de Cinema que possibilitará 33.255 produções.

DIA 18/05 (SEXTA-FEIRA)

Espetáculo “Atenas: Mutucas, Boi e Body” com a Santa Ignorância Cia de Artes /MA
Hora:
19 horas
Local: Casa do Maranhão
Classificação: 16 anos