“Percepções” de Gabriel Archanjo encerra edição 2018 do Sesc Amazônia das Artes

19/05/2018 às 15:31 por Samya Ribeiro

A exposição “Percepções” finaliza a programação do Sesc Amazônia das Artes 2018, de 23 de maio a 20 de junho. Com autoria de Gabriel Archanjo, do Piauí, as obras refletem sobre as possíveis investigações da materialidade, por meio de experimentações sutis e poéticas que evocam questões existenciais. As produções, matizadas em cores suaves, catalisam acontecimentos vivenciados por ele e propõem uma análise sobre as possibilidades de lidar com a fraqueza e o isolamento, frente às questões sociais de nosso tempo e espaço. No lançamento, dia 23 de maio, o artista realiza uma roda de conversa às 9h30, na Sala Sesc de Exposições, no Condomínio Fecomércio Sesc/Senac, onde as obras ficarão disponíveis. A visita pode ser realizada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O artista plástico e publicitário Gabriel Archanjo já teve trabalhos consagrados expostos no Arte Piauí Hoje, Arte da Caixa e na Rede Nacional de Artes Visuais – Funarte, além de ter contribuído como curador da Exposição Etnia e Resistência Contemporânea, em 2017, pela Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Atualmente trabalha como coordenador de Arte e Literatura na Fundação Cultural Monsenhor Chaves, localizada em Teresina.

A exposição visa dar visibilidade às produções artísticas no eixo norte-nordeste, além de pensar o lugar social das variadas etnias e mestiçagens que constituem o povo brasileiro. As 14 obras, entre pinturas sobre tela e papel e um objeto sensorial em assemblage, estarão disponíveis até o dia 20 de junho, com entrada gratuita.