A arte da sustentabilidade na Sala Sesc de Exposições

25/06/2018 às 18:47 por Amanda Machado

Mais do que encantar e surpreender, a arte também tem a missão de provocar a reflexão sobre questões sociais. Desafiando os olhos, a percepção e reafirmando a importância da responsabilidade ambiental, a Sala Sesc de Exposições apresenta a partir da próxima terça-feira, dia 03 de julho, a mostra Sustentabilidade Infinita, do artista plástico Fábio Vidotti. Reproduzindo cenas pitorescas de São Luís por meio de diferentes volumes, formas e movimentos com a utilização de sobras de molduras como matéria-prima, o trabalho fica aberto ao público até o dia 24 de agosto.

Unindo arte e educação ambiental, mais uma vez Vidotti apresenta aos maranhenses um trabalho que tem a missão de contribuir para a sustentabilidade e chamar a atenção para a importância do reaproveitamento e conservação do ambiente. Apresentando paisagens tradicionais da capital como os telhados da cidade histórica e o litoral ludovicense com seus barcos à vela, o artista suscita a infinidade de possibilidades de reutilização do material bruto e sua transformação em objeto artístico.

Para o Sesc, a implementação de ações que induzam à mudança de pensamentos, paradigmas, posturas e procedimentos economicamente viáveis, socialmente justos e ecologicamente corretos são fundamentais e nesse sentido a trajetória artística de Fábio Vidotti está alinhada ao trabalho e compromisso da instituição. “É necessário desacelerar a degradação do meio ambiente e reduzir os impactos ambientais advindos do descarte constante e da falta de projetos que visem o debate sobre questões de sustentabilidade”, corroborou o artista.

PROGRAMAÇÃO

Local: Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio Sesc Senac
Edifício Francisco Guimarães e Souza (Avenida dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II, São Luís/MA)
Período: 03 de julho a 24 de agosto/2018, das 9h às 17h
(exceto sábados, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3216 3830
Email: galeriadeartesescma@gmail.com

SOBRE O ARTISTA

Mineiro no registro, mas com toda uma vida no Maranhão, Fábio Vidotti iniciou sua carreira artística como pintor e escultor e desenvolve importantes trabalhos trazendo o diálogo entre arte e responsabilidade ambiental.

Conquistou vários prêmios importantes no estado: “Arco e Flecha” Prêmio Func 1977, “Mulheres Guerreiras” Func 1998 e “Meninos Guerreiros” Func 1999. No ano 2000, o artista recebeu a premiação da Rádio Universidade com a exposição de esculturas realizada no mesmo ano. Em 2009, foi premiado com a obra “Arcos da Guerra” e em 2011 conquistou a primeira colocação em escultura com a obra “Fuzileiro” no Salão de Arte da Marinha.