Mostra do Sesc em homenagem as artes cênicas encerra no Dia Mundial do Teatro

26/03/2019 às 14:18 por Amanda Machado

O Dia Mundial do Teatro é comemorado nesta quarta-feira, dia 27 de março. Estabelecido no cenário cultural maranhense como um dos principais apoiadores e precursores das artes cênicas, o Sesc presta a sua homenagem aos profissionais presenteando o público com espetáculos gratuitos no Teatro Napoleão Ewerton, localizado na Avenida dos Holandeses, desde o dia 21 de março. A mostra encerra na data dedicada às artes cênicas com a apresentação infantil “Popotitodó” (Grupo TeatroDança) para os alunos da educação infantil do Sesc e o teatral adulto intitulado “Quase (Al Danuzio), aberto ao público.

Dando vida a memórias individuais e coletivas em cena, a Pequena Companhia de Teatro sobe ao palco do Sesc com o espetáculo-solo Extrato de Nós. Formulado a partir da coleta de lembranças e vivências de 25 pessoas, na trama a ficção se confunde com o real e a personagem dá lugar à persona. O drama, com 45 minutos de duração, é apresentado por meio de quadros, que são recortes de um espaço no tempo, abordando temas como o nascer e o morrer, ações que se iniciam e terminam.

Trabalhando várias linguagens artísticas de forma integrada, combinando literatura, dança, cena, drama e música, Popotitodó, vocalização infantil para o nome hipopótamo, nasceu em um dos laboratórios criativos do Grupo TeatroDança. Remontando às memórias de infância da musicista Eline Cunha, as crianças da Educação Infantil do Sesc conhecerão o animal lendário que fazia parte do imaginário da cidade de Codó (MA), um doce hipopótamo que morava dentro do chafariz em uma praça.

Unindo duas paixões do ator maranhense Al Danuzio, o cinema e o teatro, o espetáculo Quase conta a história de quatro estranhos que se encontram em São Luís. Desejo, verdade, ciúme e solidão desenlaçam as intensas relações de uma escritora, uma stripper, uma fotógrafa e um dermatologista. Baseado na peça do Closer, de 1997, do autor inglês Patrick Marber, que depois chegou ao cinema e foi premiado com dois Globos de Ouro e dois Oscars, a trama com 1h30 de duração promete um interessante mix de emoção. A classificação é 16 anos.

MOSTRA SESC DE TEATRO