Sesc realiza abertura do Projeto Juventudes em Itapecuru

27/08/2019 às 19:01 por Lideney Ferreira

Incentivar o jovem a ter legítima participação social, contribuindo com a transformação tanto no meio escolar quanto na comunidade em que está inserido. Com esse propósito que o Sesc deu início nesta terça-feira (27) ao Projeto Juventudes em Itapecuru-Mirim. A solenidade de abertura aconteceu nesta manhã na Unidade com a realização do Fórum: “Protagonismo Juvenil e Consciência Cidadã”.

O projeto surgiu a partir do diagnóstico participativo realizado no município em 2018, por meio de escuta territorial de atores sociais diversos, incluindo grupos de jovens. Os registros obtidos nesse diagnóstico apontaram anseios diversos da população, destacando-se a carência de políticas públicas e iniciativas que atendam efetivamente ao público jovem.

Assim, a proposta do Sesc é acolher os jovens na faixa etária de 18 a 29 anos, a partir de uma abordagem coletiva que possibilite experimentações e vivências, que contribuam para a identificação e construção de sua trajetória individual. Nessa primeira etapa os participantes terão aulas de Português e Matemática voltadas para o vestibular e de vídeo e fotografia. Os cursos acontecem no Sesc Itapecuru.

De acordo com a Diretora de Programas Sociais, Regina Soeiro, o Sesc sempre atuou em em áreas em que reconhece o poder da Educação como transformadora. “Os cursos do Projeto Juventudes contribuirão para a qualificação dos jovens itapecuruenses em suas caminhadas profissionais, assim como outros que desenvolvemos na capital, a exemplo, o Adolescente Cidadão, que já temos bons resultados. Esperamos com mais essa iniciativa contribuir para o desenvolvimento e a manutenção da cidadania desses jovens”, destacou.

O fórum de abertura trouxe as seguintes temáticas: “Protagonismo juvenil e consciência cidadã”, ministrado pela Superintendente de Políticas Públicas para Juventude, Érica Larissa da Silma Almeida; “Caminhos para desenvolver ações de prevenção da violência e drogas entre jovens”; com o assessorda Ouvidora Geral de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Fabrício José dos Santos Ferreira, representando Marcio dos Santos Rabelo; finalizando com “Saúde e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”, pelo Coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento, Sandro Gustavo Marques Silva, representando secretária Municipal de Saúde de Itapecuru.

Após as palestras foi realizada uma breve plenária. Entre os que se manifestaram, o professor do IFMA, Francisco Inaldo Lisboa e a professora Jucey Santana, ambos da Academia Itapecuruense de Ciência, Letras e Arte (AICLA) citaram a importante contribuição do Sesc no incentivo ao protagonismo dos jovens itapecuruenses e as iniciativas que a AICLA desenvolve nessa área. Na oportunidade o Prof. Inaldo aproveitou para lembrar os presentes da Feira de Livros de Itapecuru que acontece em outubro e que o Sesc é um dos parceiros principais. O encerramento da programação contou com a apresentação cultural do Grupo Original Capoeira.