Programação cultural do Sesc está movimentando a capital maranhense em setembro

25/09/2019 às 18:39 por Amanda Machado

O Sesc desenvolve um trabalho ímpar na área cultural, fomentando, profissionalizando e difundindo todas as formas de arte no país. Democratizando o acesso do público a apresentações e oficinas, uma das linguagens que fazem parte desse circuito são as danças urbanas. Em setembro, o Sesc no Maranhão preparou uma programação especial dedicada aos estilos e novas tendências desse segmento. Os projetos nacionais Sesc Dramaturgias e Palco Giratório e o regional Mostra Sesc de Hip Hop movimentaram a capital e nesta quarta-feira (25) o grupo Street Masters dá continuidade à agenda com o espetáculo inédito Conectados às 19h, no Teatro Sesc. Entrada gratuita.

Estabelecendo pontes entre a dança contemporânea e as danças urbanas, o Sesc Dramaturgias e o Palco Giratório propiciaram aos ludovicenses as técnicas e a cadência contagiante dessa mistura, uma simbiose que está na raiz da cultura brasileira e perpassa outras linguagens artísticas. Vinte e cinco dançarinos tiveram a oportunidade de realizar esse intercâmbio com Vanilton Lakka (MG) na oficina gratuita “As Danças Urbanas no Palco – Dramaturgias da Cultura Hip Hop em contato com a Dança Contemporânea”, com carga horária de 20h.

O funk que nasceu nas favelas e ganhou as ruas e palcos do país, é outra vertente das danças de ruas que chegou ao palco do Teatro Sesc nesta terça (24) com uma proposta da Cia Suave (RJ) que primou pela qualidade técnica e sonora. Circulando o Brasil pelo Palco Giratório, o espetáculo fez o público vibrar com a batida e os intensos movimentos do passinho combinado à dança contemporânea, uma combinação que surpreendeu e conquistou a plateia.

Ainda na programação do Palco Giratório em São Luís, um dos precursores das danças urbanas no Maranhão, a Cia Street Masters volta à cena nesta quarta (25) com o espetáculo produzido especialmente para o mês onde o grupo, que nasceu de um projeto social do Sesc, comemora 20 anos de existência. Destaque na programação da 6ª Mostra Sesc Hip Hop e homenageado na edição 2019 da Semana de Dança Maranhense, os integrantes participam do “Intercâmbio: ritual, incorporação e desafio” com a Cia. Suave nesta quinta (26), das 18h às 22h, na Sala de Dança do Sesc Deodoro.

No Brasil, as danças urbanas surgiram por volta dos anos 80 e hoje seu universo permite o compartilhamento de informação, a troca de energia e conhecimento, sustentando várias culturas que se mesclam. No Sesc no Maranhão a linguagem ganhou força e reconhecimento com o trabalho desenvolvido com a Cia Street Masters. Ela integra os cursos culturais oferecidos gratuitamente pela instituição e ao longo de 20 anos o trabalho se fortaleceu e gerou novos frutos: Dance Class e Master Girl, turmas com aulas ministradas por membros do Street Masters.