Grupo de Escoteiros do Sesc comemora mais um ano de existência

29/09/2019 às 16:43 por Lideney Ferreira

Comemorando 59 anos de existência, o 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru realizou neste sábado (28) o tradicional FESTGEVIC reunindo integrantes de diversos grupos de escoteiros da região e seus familiares em um dia de lazer e confraternização no Sesc Turismo.

Prestigiando o evento, a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro representou o Sesc e o Presidente do Conselho do Sesc, José Arteiro da Silva, que apoiam o grupo desde a fundação em 15 de julho de 1960, quando se reunia no Sesc Deodoro, no Centro. Época que Euzamar Baima, funcionária do Sesc e ex-gerente do Sesc Turismo, relembra com carinho.

Cerimônia de abertura do XXVIII FestGevic

“Em 1982 quando entrei no Sesc os encontros do grupo aconteciam no Sesc Deodoro, foi quando conheci o casal Alberto e Narcisa. Depois que o Sesc Turismo ficou pronto e as atividades passaram para o Olho d’Água, os laços ficaram mais fortes porque todo o tempo que fui gerente da Unidade eu sempre intercedi por eles para viabilizar as ações”, relembra Euzamar.

Na solenidade de abertura do evento, a Diretora Presidente do GEVIC, Narcisa Rocha, se emocionou ao destacar essa trajetória e como o Sesc sempre foi muito importante. Reforçando suas palavras, Rutineia explicou que o casamento das entidades se dá pela similaridade de propósitos que é o de servir ao próximo, com sentimento forte de solidariedade, cidadania e civilidade.

Narcisa Rocha se emociona ao falar da trajetória do grupo

“O Sesc e o GEVIC se confundem pela semelhança dos trabalhados que desenvolvem sempre voltado para o próximo e por isso será um prazer apoiá-los em todo o tempo!”, destacou a Diretora do Sesc.

Rutineia diz que trabalho do Sesc e do Gevic são alinhados

Convidado para cerimônia, o vereador Marcial Lima elogiou o trabalho do Sesc e disse que sempre que pode está presente porque entende a importância da instituição para a sociedade e ao se referir ao GEVIC deu ênfase a família. “O que mais admiro é ver como as famílias se envolvem e isso é importante, sobretudo na atualidade em que está tão deturpada e o escotismo valoriza e integra todos os membros da família nas atividades e isso é muito bom!”, disse.

Vereador Marcial Lima elogia o trabalho das duas entidades Sesc e Gevic

Como forma de agradecimento, Rutineia Monteiro, Euzamar Baima e Marcial Lima receberam troféus e a homenagem se estendeu ao Presidente José Arteiro pela contribuição social que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac sempre disponibilizou aos escoteiros.

Homenageados na solenidade

O 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru é o mais antigo do estado em atividade ininterrupta com mais de 100 membros de 6 anos e meio até adultos. Os idealizadores do projeto foram Alberto Rocha, falecido no ano passado, sua esposa, Narcisa Rocha e Alberto Rocha Filho. Os encontros semanais acontecem aos sábados das 15 às 18 horas, no Sesc Turismo, exceto quando há acampamento ou convite para outras atividades.

Para os pais, o escotismo é uma escola para vida. “Aqui eles aprendem responsabilidade, organização, valores como respeito ao próximo, trabalho em grupo, hierarquia, entre outras coisas. Meu filho tem hoje 10 anos e não penso jamais em tirá-lo!”, contou Lorena Sales, advogada e mãe de apoio do grupo.

Como forma de integrar as famílias, os pais são convidados a “prestar apoio” nas ações desenvolvidas e por isso recebem essa denominação. Foi assim que Luciana Paixão também passou a cooperar com o GEVIC. Aos 8 anos sua filha decidiu que queria ser escoteira e convenceu a mãe. Hoje, quatro anos se passaram e Luciana fala com orgulho de tudo que observou de mudança.

“Minha filha era tímida e hoje fala muito bem, até pensaram que ela queria ser jornalista, mas ela já sinalizou que quer atuar na área de saúde, tanto é que ela já ganhou muitos distintivos de atividades de saúde. Na escola ela evoluiu muito, é disciplinada, independente, uma verdadeira dona de casa, se destaca no grupo. Muito feliz por tudo!”, contou emocionada.

Ao longo do dia a programação seguiu com atividades divididas por bases: Pescaria maluca; SOS; modalidade do ar e do mar; concurso garota e garoto Festgevic, show de talento e a famosa feijoada. Para os visitantes foi montada uma exposição com fotos de eventos, quadro de nós, que eles aprendem a fazer e de lenços de grupos de outros estados e países.

Base do mar
Pescaria
Exposição